Vitor Ribeiro é o mais sério candidato, para já, ao título de triunfador das Sanjoaninas |
Momento da actuação de Tiago Pamplona |
Um ferro de João Pamplona |
Jacobo Botero não triunfou no seu debute nos Açores |
Uma pega dos Forcados do Ramo Grande, o grupo da Praia da Vitória |
Colhida do forcado João Pedro Ávila, dos Amadores da Tertúlia Terceirense, que sofreu forte traumatismo crânio-encefálico com comoção cerebral |
Momento das cortesias e, em baixo, o grande ambiente vivido ontem junto à Monumental, antes da corrida |
A meritória e magistral faena de Vitor Ribeiro a um temperamental toiro de Peñajara foi o momento mais brilhante da primeira corrida da feira açoreana das Sanjoaninas, que ontem teve lugar na Monumental de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira), com três quartos de entrada.
Vitor Ribeiro, que deu volta à arena nos dois toiros, foi o máximo triunfador da tarde, em que teve por alternantes os irmãos Tiago e João Pamplona, que tiveram actuações discretas, e o colombiano Jacobo Botero, que esteve muito desacertado nesta sua estreia nos Açores.
Lidaram-se toiros de Ascenção Vaz (1º e 4º, nobres e com classe), João Gaspar (2º e 7º, desencastados), Peñajara (3º e 5º, um manejável e o outro com génio defensivo) e Casa Agrícola José Albino Fernandes (6º e 8º, com brio e mobilidade). Pegaram os forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande, havendo a registar o acidente sofrido por João Pedro Ávila, do primeiro grupo, que foi hospitalizado com um forte traumatismo crânio-encefálico com comoção cerebral, mas que se encontra, felizmente, livre de perigo.
Ao início do espectáculo foi prestada homenagem ao Dr. Duarte Soares, que durante 25 anos exerceu funções como responsável da enfermaria da Monumental da Ilha Terceira e agora as terminou.
Fotos D.R.