Miguel Alvarenga - A polémica e completamente descabida entrevista do antigo cavaleiro José Luis Sommer d'Andrade (foto) ao site "naturales" está a dar azo a grande revolta por parte dos principais intervenientes na Festa, sobretudo cavaleiros, empresários e críticos taurinos, havendo já toureiros que decretaram não mais tourear os toiros da sua ganadaria, em sinal de protesto pelos "mimos" com que são brindados (leia-se, ofendidos) na referida entrevista, que mais não é que um chorrilho de disparates sem ponta por onde se pegar...
Ontem, como aqui se referiu, os seis cavaleiros intervenientes na corrida de Santarém recusaram-se a tourear os toiros da ganadaria de Sommer, em virtude das declarações do ganadeiro na entrevista que viera a lume na véspera no já referido site. O sorteio atrasou-se uma hora e os ânimos acabaram por serenar depois da intervenção dos empresários João Pedro Bolota e Possidónio Matias, bem como do director de corrida Lourenço Luzio e do médico veterinário Dr. Luis da Cruz. Os cavaleiros acabaram por aceder a tourear os toiros de Sommer, para não inviabilizar a corrida "em cima da hora", mas decidiram não o fazer mais a partir de agora, a menos que o antigo cavaleiro se retrate e venha a público apresentar desculpas pelo que disse...
Na entrevista, Sommer d'Andrade chama todos os nomes aos cavaleiros, aos empresários e até aos críticos tauromáquicos, acusando-os e traçando um retrato muito negro da nossa actual Festa de Toiros. Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, manifestou ontem ao "Farpas" o seu "espanto e repúdio" pelas ofensa de Sommer à classe, considerou que "o homem não deve estar no seu perfeito juízo" e prometeu para hoje uma tomada de posição oficial dos empresários.
A meu ver, a montanha pariu um rato e não vale a pena perder tempo com o palavreado sem nexo do antigo cavaleiro que, enquanto o foi, nunca soube aprender e pôr em prática tudo aquilo que o Senhor seu Pai tão bem explicitou e ensinou nos seus fantásticos livros, verdadeiros compêndios sobre a arte de tourear a cavalo.
João Salgueiro disse o que disse quando justificou os porquês de ter suspenso a temporada e criou um enorme sururu. Mas João Salgueiro é uma primeira Figura do toureio. Pode enervar e irritar quando tem os seus usuais "ataques de loucura" (e de génio), mas tem autoridade para o fazer - por ser quem é. Já Sommer d'Andrade, pese embora o facto de ser um excelente ganadeiro (e isso provou-se ontem em Santarém), não tem qualquer credibilidade, enquanto toureiro, para comentar a actualidade taurina nos termos em que o fez - ou mesmo noutros. Há que minimizar esta triste entrevista e não procurar nela mais um tema de diversão num momento crucial da temporada. Sommer disse o que disse - mas que importa, se as suas palavras não têm qualquer peso e, muito menos, qualquer significado? Vamos agora, por tudo e por nada, dar atenção e relevo a todo e qualquer um que queira vir aqui buscar o protagonismo que, enquanto foi (ou fez que foi) toureiro, nunca teve? Valha-me Deus, Nosso Senhor!
Siga a temporada, meus senhores! Deixem lá o Sommer em paz!
Foto Emílio de Jesus/Arquivo