
O tempo é de calor, esperam-se temperaturas de 25 graus e o ambiente neste momento já é enorme em torno da Monumental de Santarém, onde esta tarde, a partir das 17h30, se realiza a corrida de gala à antiga portuguesa onde o grande atractivo são os imponentes toiros da prestigiada ganadaria Murteira Grave, primeiro curro que se lida este ano e que assinala o 70º aniversário da sua fundação.
Os toiros já se encontram nos currais da Monumental "Celestino Graça" e segundo a empresa "Aplaudir", têm os seguintes pesos: 520 quilos (nº 3), 480 (nº 66), 550 (nº 22), 515 (nº 48), 580 (nº 32) e 660 (nº 69).
Os seis Graves serão pegados em solitários pelos valentes Forcados Amadores de Santarém, comandados por Diogo Sepúlveda. O cartel, de máxima competição, é composto pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, João Moura Caetano, Manuel Lupi (que reaparece hoje, após dois anos afastado das arenas), João Ribeiro Telles Jr. (na primeira corrida de 2014), Duarte Pinto e Tomás Pinto.
Os espectadores terão um desconto de 5 euros durante um mês nos restaurantes do Grupo "El Galego" na compra de um bilhete desde 10 euros. Na corrida desta tarde - que se espera venha a registar uma enchente nas bancadas da maior praça de toiros do país - será prestada homenagem à ganadaria Murteira Grave e aos bandarilheiros scalabitanos César Marinho e Filipe Gonçalves por, respectivamente, 50 e 25 anos de alternativa.
Fotos D.R.

