quarta-feira, 23 de julho de 2014

Salgueiro recorda "Zamorino": "Companheiro de tantos êxitos..."



João Salgueiro recordou ao "Farpas" o seu famoso cavalo "Zamorino", o craque da quadra de Valada, que morreu vítima de uma cólica:
"Foi um companheiro de muitos êxitos, recordo-o com imensa saudade e presto-lhe a minha homenagem como grande cavalo de toureio que foi. É a vida. Já perdi o 'Isco' e o 'Herói', perdi agora o 'Zamorino', comparo-o com esses dois famosos cavalos que tive, foi uma estrela na minha quadra e o grande responsável por muitos dos meus últimos êxitos".
O "Zamorino" tinha o ferro de João Dinis e 12 anos de idade. Salgueiro tinha-o na quadra desde os cinco anos, portanto há sete anos.
"Tenho imenso pena. Fizemos tudo para lhe salvar a vida, foi operado, mas não resistiu. Virá outro, hei-de arranjar outro, como arranjei sempre ao longo da minha vida, mas recordarei para sempre o 'Zamorino' como um dos grandes cavalos da minha vida", afirma o cavaleiro, que neste momento se encontra afastado das lides, depois de ter anunciado a decisão de suspender a temporada. Amanhã actuaria em Lisboa ao lado de Ventura e Rouxinol. Quanto ao futuro, Salgueiro (nas fotos, com o "Zamorino", há dois anos na praça da Nazaré) levanta uma ponta do véu:
"Não me fui embora de vez. Em breve, darei notícias...".
Aguardemos.

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo