segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Entrevista: "Parrita" hoje na Moita, 6 anos depois de ter sido o triunfador da feira

"Parrita" preparando-se para a noite de hoje na Moita, na semana passada no
tentadero da Herdade da Torrinha, com uma vaca de Fernando Palha



Sérgio dos Santos "Parrita" volta hoje à "sua" praça da Moita, seis anos depois de ter sido o triunfador da feira e de não mais o terem contratado. É o sobrevivente do trio de matadores que saíu da Escola de Toureio local, depois de Nuno "Velásquez" ter passado a bandarilheiro e abandonado a actividade, vivendo agora no estrangeiro e depois de Luis "Procuna" ter sido obrigado a parar por motivos de saúde. Dez anos depois de ter tomado a alternativa e depois de ter anunciado por duas vezes que se retirava, "Parrita" vai hoje à praça "Daniel do Nascimento" mostrar que "tem valor para continuar". O regresso à Moita era uma das metas. A próxima é o Campo Pequeno.

Entrevista de Miguel Alvarenga

- Finalmente, o regresso à Moita...
- Fui o triunfador da feira em 2008 e a verdade é que nunca mais me contrataram para tourear na praça da minha terra, a praça que me viu nascer para o toureio. Em Portugal, hoje em dia as coisas estão assim, infelizmente. Vou moralizado e preparado para triunfar, mesmo que depois esteja outra vez seis anos sem ir à Moita...
- Voltar à praça "Daniel do Nascimento" era uma meta, "Parrita"?
- Era. Acho que tenho valor para tal, mas a Festa está hoje dominada por lobbies e por interesses que são alheios ao valor de um toureiro. Graças a Deus, os novos empresários João Pedro Bolota e Possidónio Matias tiveram sensibilidade para me contratar e me trazer de volta à Feira da Moita, tenho que lhes agradadecer e não os desiludir. Vou esta noite à minha praça para triunfar!
- No início do ano e pela segunda vez falaste no adeus às arenas...
- Tive momentos de total desânimo e de revolta, o que é compreensível e tive recaídas que me levaram a encarar a retirada, mas a verdade é que superei sempre esses momentos e considero que ainda tenho valor para continuar. Tenho responsabilidades familiares, tenho uma filha e tourear é o que gosto de fazer. Onde toureei, triunfei. Mesmo que toureie pouco, vou continuar. Não posso pôr em cheque a minha família. Fui sempre um guerreiro, passei por momentos de amargura e de revolta, mas não vou desistir. A corrida desta noite é um passo importante.
- O próximo passo é o desejo de tourear no Campo Pequeno?
- Não desisti de me apresentar no Campo Pequeno, sei que mereço e que tenho direito de ir, essa é a minha próxima meta. Hoje vou à Moita de cara levantada. Um dia hei-de estar no Campo Pequeno.
- O cartel desta noite é o cartel desejado para o regresso à "Daniel do Nascimento"?
- É um cartel diferente, de juventude. Penso que os triunfadores da feira podem sair da corrida de hoje. O Duarte Pinto é um cavaleiro de dinastia e que triunfa onde toureia. O João Augusto Moura é um toureiro de imensa classe, que apostou e prometeu muito enquanto novilheiro, que está de volta e a caminho da alternativa. A ganadaria Torre de Onofre era uma ganadaria do Maestro Moura, agora renovada, com um ferro novo e uma linha cheia de trapio e condições para investir. A corrida desta noite vai divertir os aficionados.

Fotos Fernando Clemente/www.parartemplarmandar.com e D.R.