terça-feira, 9 de setembro de 2014

Lusa cavalaria cheia de glória além-fronteiras

Miguel Moura cortou ontem quatro orelhas e um rabo em Alaejos, Valadolid (foto
de cima) e no domingo obteve uma orelha em Villoria (foto de baixo). Nas fotos
de baixo, Ana Rita com o apoderado Paco Cáceres e os bandarilheiros junto ao
helicóptero que os transportou para Badajoz (à esquerda); e Rui Fernandes e
Moura Caetano em ombros com Sérgio Vegas em Medina del Campo no sábado



Têm sido em cheio os últimos dias para os cavaleiros portugueses em arenas de Espanha.
Rui Fernandes (duas orelhas no primeiro toiro e uma no segundo) e João Moura Caetano (ovação no primeiro e duas orelhas no segundo) sairam em ombros com Sérgio Vegas (três orelhas) na corrida que sábado se realizou em Medina del Campo (foto ao lado). Os toiros pertenciam à ganadaria de El Canario.
Ainda no sábado, o novilheiro Manuel Dias Gomes (silenciado em ambos) não teve a sorte do seu lado em Sotillo de la Adrada (Ávila). O mau jogo dos novilhos de San Román impediu os diestros de triunfarem. Os espanhóis Gonzalo Caballero e Amor Rodríguez foram igualmente silenciados.
No domingo, os toiros da ganadaria Passanha proporcionaram a saída em ombros dos três rejoneadores na Goyesca de Ronda: Cartagena obteve três orelhas, Ventura cortou duas e Andrés Romero foi premiado com três - um total de oito orelhas, que só por si fala pelo êxito dos toiros de Passanha.
Ainda no domingo, João Ribeiro Telles Jr. cortou três orelhas e saíu em ombros com Roberto Armendáriz (também premiado com três orelhas) no mano-a-mano que protagonizaram em Velada frente a toiros de Valdeolivas.
No mesmo dia, em Carbonero del Mayor, onde se lidaram toiros de El Sierro, Ana Rita cortou uma orelha ao primeiro e duas ao segundo e saíu em ombros. Alternou com o também cavaleiro luso David Gomes (silêncio e uma orelha) e o espanhol Sérgio Domínguez (ovação e orelha).
Ainda no domingo, em Villoria, o cavaleiro Miguel Moura cortou uma orelha ao segundo toiro, com fortíssima petição da segunda, não concedida pelo presidente que, por isso, escutou grande bronca.
Ontem, segunda-feira, Miguel Moura cortou quatro orelhas e um rabo em Alaejos  (Valladolid), onde toureou mano-a-mano com o matador Óscar Higares, que obteve três orelhas. Os toiros pertenciam à ganadaria de Puerto de San Lorenzo.
Ontem, também, em Castuera, província de Badajoz, triunfo grande dos cavaleiros Ana Rita (quatro orelhas) e David Gomes (três orelhas), que sairam em ombros com o rejoneador Roberto Armendáriz (quatro orelhas e um rabo).
Também ontem, Francisco Palha toureou mano-a-mano com Leonardo Hernández na localidade de Montijo (Badajoz). Frente a toiros de El Quintanar e Campo Amor. Palha cortou seis orelhas e um rabo e Leonardo obteve cinco orelhas.
Ainda ontem, João Moura Jr. cortou uma orelha no primeiro toiro que lidou em Saldaña (Palência), sendo silenciado no segundo. Os toiros eram de Concepcion Quijano e Moura alternou com Hector Barcenilla (duas orelhas e uma orelha) e Mário Perez Langa (duas orelhas e rabo e duas orelhas).
Por fim, também ontem, o matador António João Ferreira foi silenciado num toiro e cortou duas orelhas no outro, na corrida efectuada em Navamorcuendo (Toledo), onde enfrentou toiros da célebre ganadaria de Sayalero e Brandés e alternou com Diego Ramos (palmas e silêncio) e Sérgio Blanco (duas orelhas e duas orelhas e rabo).

Fotos D.R.