terça-feira, 2 de setembro de 2014

Portalegre: forcados à bulha...



Quatro grupos de forcados da região de Portalegre - Amadores de Arronches, de Alter do Chão, de Monforte e Académicos de Elvas - anunciaram ontem em comunicado conjunto a decisão de não mais partilhar cartel com os Amadores de Portalegre, depois de este grupo se ter recusado a pegar com qualquer grupo da zona na corrida do próximo dia 13 em Portalegre, o tradicional festejo da Feira das Cebolas.
"Foi com profunda admiração e pesar que tivemos conhecimento através da comunicação social da posição do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre em se recusar a compartir cartel com os restantes Grupos de Forcados da Região na referida corrida de toiros, numa atitude para a qual nos é difícil encontrar adjectivos. Qualquer um dos Grupos de Forcados Amadores subscritores deste comunicado sempre nutriu pelo Grupo em causa elevada estima, admiração e respeito, que cremos serem apanágio de qualquer Grupo de Forcados Amadores. Considerações à parte, sentimo-nos desrespeitados por esta atitude, de que julgamos não ser merecedores, razão pela qual decidimos, por unanimidade e a partir da presente data, não partilhar cartel com o Grupo de Forcados Amadores de Portalegre em qualquer evento" - lê-se no comunicado assinado pelos cabos dos quatro grupos acima referidos, respectivamente, Ricardo Porto Nunes, Elias Santos, Ricardo Carrilho e António Patrício.
Mesmo assim e porque o cartel já estava anunciado antes desta polémica, e "por respeito à empresa e ao aficionado", o Grupo de Monforte honrará no próximo sábado, 6 de Setembro, o compromisso de pegar lado-a-lado com o de Portalegre na corrida que se realiza em Estremoz. Mas será a última vez...
Na foto ao lado, os cabos dos grupos de Portalegre e Monforte, Francisco Paralta e Ricardo Carrilho.
Em suma, mais uma guerra que em nada prestigia ou engrandece a Tauromaquia...

Cartoon de Augusto Cid e foto M. Alvarenga