sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Clube T. Vilafranquense: Rogério Amaro também na homenagem a Mestre Batista

Miguel Alvarenga, Mestre Batista, Rogério Amaro e "Nené" em 9 de Agosto de 1984
no Hotel Altis, na ceia de comemoração da alternativa de Rui Salvador, fotografados
pelo repórter francês Patrício Estay
Rogério Amaro (à direita, na foto), numa festa nos anos 90 com Joaquim Bastinhas
e o saudoso presidente do Benfica, Fernando Martins

Rogério Amaro, que foi o último apoderado do saudoso cavaleiro José Mestre Batista, também participará no próximo dia 23 (sexta-feira) no colóquio que vai ter lugar no Clube Taurino Vilafranquense e onde se recordará a figura do toureiro de S. Marcos do Campo, no ano em que se assinala o 30º aniversário da sua morte.
Antigo forcado e ex-cabo dos Amadores do Montijo (que chefiou entre 1976 e 1981), Rogério Amaro foi durante duas décadas e em sociedade com António M. Cardoso "Nené", um dos mais prestigiados e mais empreendedores empresários taurinos nacionais. Natural do Montijo e filho do antigo bandarilheiro e saudoso director de corridas do mesmo nome, Amaro apoderou também vários toureiros, entre os quais Mestre Batista, Vitor Mendes e João Salgueiro e afastou-se do meio tauromáquico em 2009, quando terminou a relação de apoderamento que o unia a Joaquim Bastinhas e seu filho Marcos Tenório Bastinhas.
Em Junho do ano passado, reapareceu em púbico na Monumental do Montijo, de novo fardado de forcado (foto ao lado), emprestando com a sua honrosa presença solenidade e prestígio à comemoração do aniversário dos Forcados Amadores do Montijo.
Fica assim completo e rematado o painel de participantes no colóquio do próximo dia 23 em Vila Franca e que, como ontem anunciámos, era já composto pelos cavaleiros Mestre Luis Miguel da Veiga, Joaquim Bastinhas e Rui Salvador, pela viúva de José Mestre Batista, Dª Emeletina Batista e pelo antigo peão de brega de confiança do saudoso cavaleiro, António Garçoa. O moderador será o jornalista Miguel Alvarenga, director do "Farpas".

Fotos Patrício Estay, Emílio de Jesus e M. Alvarenga