quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Ignacio Rios e Pepe Cotán: Branco apoderado por dupla espanhola

João Maria Branco em Agosto do ano passado, quando obteve um grande triunfo
na praça de toiros da Figueira da Foz
Depois de na semana passada se ter dito - e escrito - que "Nené" seria o novo
apoderado de Branco, o cavaleiro preferiu optar pela "solução espanhola", que
ao longo do dia de hoje vai ser oficialmente confirmada numa nota de imprensa
da empresa de Ignacio Rios, a "Espectáculos Taurinos Rios"



Diziam os antigos que, das bandas de Espanha, não vinha nunca "nem bom vento, nem bom casamento", mas a verdade é que houve inúmeras e históricas excepções, que confirmaram a regra e não deixaram de trazer bons augúrios.
E depois de muita conversa, alguma especulação e certezas que afinal não estavam certas, a notícia que se esperava aqui está: confirmando uma das hipóteses que o "Farpas" tinha avançado na última semana, o cavaleiro João Maria Branco optou por um apoderamento "à espanhola" e passa a ser gerido - não apenas em Espanha, mas também em Portugal - pelo jovem empresário Ignacio Rios (foto da direita) e pelo antigo bandarilheiro de Pablo Hermoso de Mendoza e ex-vedor de toiros de Moura Júnior, José Luis Cotán Rodríguez (foto da esquerda), mais conhecido nos meios taurinos por Pepe Cotán.
O novo apoderamento será confirmado hoje ao longo do dia (provavelmente ainda esta manhã) através de uma nota de imprensa emanada de Espanha e os dois apoderados espanhóis virão a Portugal na próxima semana para um primeiro contacto com empresários nacionais.
Esta era, podemos adiantar, a provável solução que João Maria Branco tinha há algumas semanas "em carteira". A hipótese de vir a ser apoderado em Portugal por António Manuel Cardoso "Nené" era outra forte possibilidade e, apesar de não estar "fechada", não deixou de ser admitida pelas duas partes, apesar de ter, como também noticiámos, um senão: o facto de os espanhóis pretenderem apoderar o toureiro "em exclusividade" nos dois países.
"Nené", como noticiámos na última sexta-feira, jantara dias antes em Alcochete com o jovem cavaleiro de Estremoz, com seu pai, João Branco e com o braço-direito deste, Damásio Grades. O futuro apoderamento esteve sobre a mesa, mas Branco terá preferido optar pela "solução espanhola" depois da "trapalhada" de notícias e das "fugas de informação" que no final da última semana agitaram o meio taurino.
Sexta-feira passada e depois de João Telles Jr. se ter adiantado a "Nené" e ter confirmado que este o voltava a apoderar, João Maria Branco "riscou" a possibilidade de também voltar a ser apoderado pelo gestor da empresa "Toiros & Tauromaquia" e avançou para o fecho de negociações com os espanhóis. Segundo as nossas fontes, "havia já demasiada confusão envolvida, depois das notícias avançadas na noite anterior pelo site 'diário taurino' e Branco não se quis envolver numa guerra que não era sua, acabando por fechar a porta a um possível apoderamento português e por a abrir aos espanhóis que, ainda para mais, pretendiam o exclusivo da gestão do toureiro nos dois países".
Ignacio Rios é um empresário que, embora jovem (38 anos), tem já uma dilatada experiência na gestão de espectáculos taurinos em praças como Berlanga de Duero (Sória), Valdilecha (Madrid) e Ateca, Ariza, Maella ou Maria de Huerva, na província de Saragoça. Independente e sem pertencer a nenhum grupo empresarial, é proprietário da empresa "Espectáculos Taurinos Rios" e gere actualmente a praça de toiros de Calatayud.
José Luis Cotán é um taurino que conhece bem o meio português, por ter sido muitos anos peão de confiança de Pablo Hermoso de Mendoza e por cá o ter acompanhado em inúmeras ocasiões. Depois de se despedir das arenas, prosseguiu ligado ao meio como apoderado (entre outros, do rejoneador Pedro Calero) e vedor de toiros, tendo integrado a equipa de João Moura Júnior quando este foi apoderado por José Cutiño.
João Maria Branco, antigo pupilo de Rui Fernandes, teve como primeiro apoderado o bandarilheiro Albino Fernandes e, depois, o cavaleiro Vasco Taborda (durante um ano), juntando-se a seguir a "Nené", de quem se separou para ser apoderado por Rui Bento (temporadas de 2013 e 2014 até Agosto), do qual se veio a "divorciar" a meio da passada época.
Segundo as nossas fontes, o jovem cavaleiro pretende tourear apenas 8 corridas em Portugal nesta temporada - fazendo jus ao velho lema de "poucas, mas boas" - e lançar-se em Espanha, onde deverá basear a sua actividade.
O acordo com os novos apoderados espanhóis foi selado no último fim-de-semana em Sevilha e o anúncio da união foi agendado pelos empresários para ontem, quarta-feira, mas João Maria Branco fez questão de que a comunicação só ocorresse hoje por ser quinta-feira, "o dia do Campo Pequeno", a data tradicional da aficion portuguesa.

Fotos D.R. e M. Alvarenga