sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Marco Pernas: foi ele o epicentro do tsunami...



"Notícias da Festa Brava: tudo indica que Nené será o novo apoderado do cavaleiro João Maria Branco! Mas as notícias não se ficam por aqui, António Manuel Cardoso poderá ser o organizador das corridas em Estremoz na temporada 2015. Aguardemos... para ver corridas com seriedade e com toiros-toiros em Estremoz" - escrito por Marco Pernas Fanéco (foto da direita) ontem, às 21 horas, na sua página da rede social "Facebook", esta foi a deixa que, pouco mais de uma hora depois, serviria de mote a Hugo Teixeira (foto da esquerda) para "incendiar" o meio taurino nacional...
Hugo esteve mais de uma hora a investigar e a fazer contactos e pouco depois das 22 horas avançou no seu blog "diário taurino" com as novidades que ainda estão neste momento a agitar as hostes da tauromaquia lusa: "Nené" seria o novo apoderado de João Telles e de Branco e tinha também "tentado a sua sorte" junto da Câmara de Estremoz (por via de um emissário, diz-se agora) para ficar com a exploração da praça de toiros local.
Marco Pernas, presidente da Tertúlia Tauromáquica de Estremoz, aproveitou para criticar a gestão de Rui Bento em 2014 em Estremoz, afirmando que com "Nené" chegariam "corridas com seriedade e com toiros-toiros", querendo com isto dizer que tal não teria acontecido no reinado de Bento.
Primeiro estrago causado: o presidente da Tertúlia Tauromáquica de Estremoz entrou em conflito com o gerente taurino da empresa do Campo Pequeno - que continuará, como há momentos referimos, a gerir em 2015 a praça de Estremoz.
Mais tarde, numa troca de comentários com outros cibernautas, sobre o que havia publicado, Marco Pernas esclareceu:
"Eu não estou a defender o Nené, nem nenhum empresário, por causa da praça, o comentário que fiz foi simplesmente por causa do empresário em questão ser dos que aposta em algumas ganadarias das que fazem aficionados. Até agora ninguém sabe se o Campo Pequeno continua ou não, mas depois de a relação de Bento e Branco ter chegado ao fim, não estou a ver continuarem com a praça sem os toureiros da terra, o Quico (Francisco Cortes) todos sabemos que não pode actuar em Estremoz porque está vetado por superiores, o Branco depois do fim do apoderamento a meio da temporada, duvido que o Bento o contrate nos próximos anos!".
Já depois de Hugo Teixeira ter feito eco das suas novidades no blog "diário taurino", Marco Pernas desabafou no "Facebook": "Isto de facto está tudo maluco, uma suposição dá logo notícia de blog!".
Há momentos, em declarações ao "Farpas", Marco Pernas fez questão de esclarecer:
"Em relação às notícias de hoje, tenho a dizer que o que escrevi no 'Facebook' foi o resultado de uma conversa em final de tarde em que se discutia o início da temporada. Nunca pensei que um comentário que não é afirmação nenhuma tomasse tamanha proporção. Sou um apaixonado da Festa, defendo a verdade da Festa e não ando cá para me promover ou aparecer. Quero o melhor para a tauromaquia, como para o Campo Pequeno e para o Nené".

Fotos Emílio de Jesus e D.R./@Marco Penas Fanéco/Facebook