sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

O caso do dia: as novidades que Teixeira anunciou e "Nené" não quer confirmar...

Estavam todos obrigados ao silêncio e ao segredo... mas Hugo Teixeira trouxe
a público as novidades. Ontem à noite, ia caindo o Carmo e a Trindade... e até
houve quem perdesse o sono...
"Nené" garante que "nunca na vida" se intrometeria no caminho de um colega
e nega peremptoriamente ter qualquer ambição de gerir a praça de Estremoz,
que desde o ano passado está entregue a Rui Bento (Campo Pequeno). Lamenta
que Hugo Teixeira "tenha falado disso com Rui Bento e não me tenha ouvido a mim
sobre um assunto que inventaram..."
Marco Pernas, presidente da Tertúlia de Estremoz, deu o "primeiro tiro" anunciando
na sua página do "Facebook" que "Nené" poderia ser o próximo organizador das
corridas em Estremoz e também o novo apoderado do toureiro local João Branco.
Hugo Teixeira (na foto de baixo, com o seu mestre Miguel Alvarenga) investigou
e depois "incendiou" o meio taurino revelando tudo ontem à noite no seu blog


Estava tudo em segredo, fechado a sete chaves (pensavam...), mas a verdade é que Hugo Teixeira teve bom mestre (foto ao lado) e ontem, passavam alguns minutos das dez da noite, revelou no seu blog "diário taurino" aquilo que os vários protagonistas envolvidos, à excepção de um (João R. Telles) não queriam que viesse tão cedo a público... Mas o jornalismo é isto mesmo e ninguém tem que se queixar agora... Vamos por partes.
"Nené" jantou esta semana em Alcochete com João Maria Branco e seu Pai. Sobre a mesa esteve um só assunto: a hipótese de se voltarem a unir, depois de há dois anos, quando "Nené" vacilou e Barata Gomes lhe tirou o tapete, o toureiro de Estremoz lhe ter dito adeus, juntando-se a Rui Bento. "Nené" carregava essa mágoa, mas não há nada que "umas boas condições" não consigam sanar. No jantar desta semana, apagaram as agruras do passado, "Nené" pôs as "suas condições" para voltar a apoderar João Maria Branco e ficaram de acertar as coisas nos dias mais próximos. A "encravar" e a atrasar o "sim" da Branco estava (e parece que está ainda) a imposição posta por um potencial apoderado em Espanha - Pepe Cotán, antigo bandarilheiro de Pablo Hermoso de Mendoza - que só aceitaria "levar" o cavaleiro no país vizinho se fosse também responsável, em exclusivo, pelo seu apoderamento no nosso país. Essa imposição, obviamente, impediria que Branco fosse apoderado entre nós por "Nené" e está a ser ainda "negociada" pelas partes, ao que sabemos.
Entretanto, "Nené" fechou praticamente o negócio de apoderamento com João Ribeiro Telles. E, segundo apurámos, o cavaleiro não se cansa de o pressionar para assumir o novo relacionamento e para tornar pública a notícia. Mas o empresário está à espera de Branco e pretende anunciar as novidades "com maior dimensão".
Ontem mesmo, João Branco (pai) anunciara ao "Farpas" que haveria novidades "entre sexta e sábado", que "não era apenas um simples apoderamento, mas um grande projecto, muito interessante para a Festa" e pedia "desculpas" por não poder adiantar ainda mais nada, justificando que havia "mais pessoas envolvidas" e por isso as novidades só viriam a público depois de "estar tudo acertado com todos". À noite e depois de o blog "diário taurino" ter avançado com as novidades que estavam em segredo, João Branco telefonou a Hugo Teixeira e "não desmentiu uma vírgula", mas mostrou-se "muito apreensivo" pelo facto de as coisas terem vindo a público "antes de 'Nené' as anunciar". Desde esta manhã que tentamos contactar João Branco (pai), mas este mantém-se incontactável, não atendendo o telemóvel...
Não há coisas estranhas nas revelações de Hugo Teixeira, bem pelo contrário. "Nené" já foi apoderado de João Ribeiro Telles (pai), conhece "a casa" como ninguém e sabe das potencialidades do toureiro; e Telles Júnior precisa de se relançar em força em Portugal, depois de no ano passado aqui ter toureado muito pouco, deixando desvanecer toda a expectativa que tinha criado na temporada de 2013.
Quanto a Branco, é sabido que estava sem soluções desde que em Agosto do ano passado pusera inesperadamente um ponto final na relação de apoderamento que mantinha com Rui Bento, ao que transpareceu, motivado por "ciúmes" de João Moura Júnior, igualmente gerido pelo "apoderado do ano". O facto de agora aceitar entrar "num barco" onde também está João Telles entende-se: Branco precisava de reorganizar rapidamente a sua vida e já não podia esperar muito mais para encontrar um novo apoderado.
Na passada segunda-feira, no programa "3 Tércios" da Rádio Portalegre, tinham-se feito apostas: Pedro Pinto vaticinava que Rogério Amaro (que regressaria) ou Paulo Pessoa de Carvalho estavam entre os potenciais apoderados de Branco; Miguel Alvarenga aventou a hipótese "Nené" - e, pelos vistos, ganhou a aposta.
Outro facto: cingido a três praças (Alcochete, Évora e Portalegre), "Nené" necessita de mais tauródromos para pôr a funcionar, em grande, este seu novo projecto - projecto esse que pode ser muito mais ambicioso e muito melhor sustentado do que se imagina, havendo quem veja aqui um cenário a que pode estar aliado o mexicano Ramón Serrano, de cuja casa regressou há dias João Telles, hipótese que faria também de "Nené" representante em Portugal de sua filha, a cavaleira Mónica Serrano. Mas isto já "são filmes mais avançados" e que podem não corresponder na totalidade à verdade.
Depois de em Novembro ter anunciado que ia embora e de há uma semana ter anunciado que afinal voltava, a verdade é que o credenciado empresário parece agora "motivado" para embarcar em altos vôos. E vai consegui-lo, não se duvida. Já não é a primeira, nem a segunda vez que "Nené" fica "de rastos" e se levanta com toda a força.
Por isso, a possibilidade anunciada no "Facebook" por Marco Pernas (o presidente da Tertúlia Tauromáquica de Estremoz) de que "Nené" poderia ser o próximo organizador das corridas em Estremoz, tem alguma lógica. "Nené" desmentiu peremptoriamente essa alegada "incursão" em Estremoz, negando que alguma vez se tenha intrometido num negócio que está a ser gerido desde a temporada passada por Rui Bento. Em declarações ao blog de Hugo Teixeira, Bento mostrou-se "surpreendido" com essa notícia. Ao "Farpas", "Nené" lamentou que Teixeira "tivesse falado com Rui Bento e não me tivesse ouvido a mim sobre o assunto", insistindo que "é totalmente falso" que tivesse tentado "sacar a praça" a Bento e ao Campo Pequeno.
Como se tudo isto não bastasse, o site "touro e ouro" adiantou esta manhã que "Nené" também poderia ser o novo apoderado de Moura Caetano - e esta é a única hipótese que "Nené" negou em absoluto ao "Farpas", depois de confirmar que com Telles e Branco teve negociações. Mas também não é um possibilidade sem lógica, antes pelo contrário: Caetano pode não se sentir muito confortável ao lado de Bolota, quando se soube agora que este também vai apoderar Tiago Carreiras - e por isso, é bem provável que mude de apoderado. "Nené" tem três praças e, segundo o "diário taurino", anda a procurar mais "de  norte a sul". É uma mais-valia para, como no caso de Telles, ajudar ao necessário relançamento de Caetano, que também no ano passado "se eclipsou", depois de toda a força que evidenciara nas temporadas anteriores.
Feitas as contas, nada é impossível nos cenários mais que prováveis que Hugo Teixeira ontem à noite noticiou. Antes pelo contrário. "Nené" está "piurço" com Teixeira - mas o incómodo do empresário terá mais a ver com a "fuga de informação" que trouxe à tona as negociações que estavam em segredo, do que propriamente com a eventual falsidade nas mesmas. Ao "Farpas", o empresário garante que "comunicará tudo, se tudo se confirmar", mas insiste que "neste momento, não está nada concretizado" e que os apoderamentos de Telles e Branco "não passam de meras possibilidades". Quanto ao caso de Estremoz, continua a negar em absoluto: "Nunca me iria intrometer numa praça que é gerida por Rui Bento".
Vamos esperar. Com uma certeza, que repetimos: nunca houve fumo sem fogo, pois não?...
A qualquer momento, os comunicados que se espera podem cair nas Redacções... E depois veremos quem tinha - e quem não tinha - razão!

Fotos D.R., Emílio de Jesus e Ana de Alvarenga