Câmara do Redondo, proprietária da praça, rejeitou entrada na associação que gere o Coliseu de elementos dos forcados locais e também de duas carismáticas figuras da aficion local |
Carlos Falé Filipe: o prestigiado ganadero é actualmente o único membro da Associação Tauromáquica Redondense (gestora da praça de toiros do Redondo) com nome no meio taurino |
Desfalcada nos últimos anos depois das demissões de João Filipe Santana (em 2012) e de Miguel Capinha Alves (em 2014), a Associação Tauromáquica Redondense, mandatária da Câmara Municipal (proprietária do imóvel) para gerir a praça de toiros alentejana (Coliseu do Redondo) foi agora reforçada com a entrada de novos elementos, dos quais o único que "tem nome" e ligação directa ao meio taurino é o ganadero Carlos Falé Filipe, cuja propriedade se situa a escassos quilómetros da vila.
Os outros novos membros da A.T.R., que se juntam assim à dupla José Rilhas/Maria Angélica Palmeiro (com os quais Santana e Capinha Alves sairam em "rota de colisão" e após "discordâncias") não têm aparentemente qualquer ligação ao meio taurino: são eles Nuno Pereira (organizador das tradicionais procissões nas festas do Redondo), Vânia Cidade (funcionária da autarquia e há algum tempo responsável pelas blheteiras do Coliseu do Redondo) e ainda Isabel Rosado, professora de inglês do 3º ciclo (natural e residente em Évora).
A Câmara do Redondo rejeitou duas outras listas de candidatos a integrar a Associação Tauromáquica e que, à partida, reuniam "muito maior consenso" entre a aficion local e tinham também "maior credibilidade" em termos do mundo tauromáquico. Uma delas era composta por elementos do Grupo de Forcados do Redondo, entre os quais o cabo actual, Domingos Jeremias. o cabo-fundador Fernando Silva ("Cavaco") e os também antigos forcados Pedro Sapata e João Azaruja. Uma outra composição era integrada por João Anão Madureira e António Fallé Alves, duas carismáticas figuras da aficion redondense.
Para a aficion local, "a única presença que marca, em termos taurinos, a nova composição da Associação Tauromáquica Redondense é, de facto, a do ganadero Falé Filipe, um prestigiado taurino que muito tem apoiado e ajudado todas as iniciativas taurinas no Redondo e que, inclusivamente, deu sempre todo o seu apoio ao grupo de forcados local e chegou já a organizar festejos na praça".
Fotos Emílio de Jesus/Arquivo