sábado, 10 de janeiro de 2015

Redondo: Câmara rejeitou "figuras de peso" na gestão do Coliseu

Câmara do Redondo, proprietária da praça, rejeitou entrada na associação que
gere o Coliseu de elementos dos forcados locais e também de duas carismáticas
figuras da aficion local
Carlos Falé Filipe: o prestigiado ganadero é actualmente o único membro da
Associação Tauromáquica Redondense (gestora da praça de toiros do Redondo)
com nome no meio taurino
Miguel Capinha Alves (à direita, na foto), antiga glória dos Forcados de Montemor,
abandonou no ano passado a Associação Tauromáquica Redondense "em rota
de colisão"
com a dupla José Rilhas/Maria Angélica (ao lado). Dois anos antes,
também se demitira João Filipe Santana, ex-cabo dos Forcados do Redondo

Desfalcada nos últimos anos depois das demissões de João Filipe Santana (em 2012) e de Miguel Capinha Alves (em 2014), a Associação Tauromáquica Redondense, mandatária da Câmara Municipal (proprietária do imóvel) para gerir a praça de toiros alentejana (Coliseu do Redondo) foi agora reforçada com a entrada de novos elementos, dos quais o único que "tem nome" e ligação directa ao meio taurino é o ganadero Carlos Falé Filipe, cuja propriedade se situa a escassos quilómetros da vila.
Os outros novos membros da A.T.R., que se juntam assim à dupla José Rilhas/Maria Angélica Palmeiro (com os quais Santana e Capinha Alves sairam em "rota de colisão" e após "discordâncias") não têm aparentemente qualquer ligação ao meio taurino: são eles Nuno Pereira (organizador das tradicionais procissões nas festas do Redondo), Vânia Cidade (funcionária da autarquia e há algum tempo responsável pelas blheteiras do Coliseu do Redondo) e ainda Isabel Rosado, professora de inglês do 3º ciclo (natural e residente em Évora).
A Câmara do Redondo rejeitou duas outras listas de candidatos a integrar a Associação Tauromáquica e que, à partida, reuniam "muito maior consenso" entre a aficion local e tinham também "maior credibilidade" em termos do mundo tauromáquico. Uma delas era composta por elementos do Grupo de Forcados do Redondo, entre os quais o cabo actual, Domingos Jeremias. o cabo-fundador Fernando Silva ("Cavaco") e os também antigos forcados Pedro Sapata e João Azaruja. Uma outra composição era integrada por João Anão Madureira e António Fallé Alves, duas carismáticas figuras da aficion redondense.
Para a aficion local, "a única presença que marca, em termos taurinos, a nova composição da Associação Tauromáquica Redondense é, de facto, a do ganadero Falé Filipe, um prestigiado taurino que muito tem apoiado e ajudado todas as iniciativas taurinas no Redondo e que, inclusivamente, deu sempre todo o seu apoio ao grupo de forcados local e chegou já a organizar festejos na praça".

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo