sábado, 10 de janeiro de 2015

Redondo: João Anão "distancia-se" das polémicas na Associação Tauromáquica



João Anão Madureira, afamado coudeleiro e uma das mais prestigiadas figuras da aficion do Redondo, distancia-se das polémicas que envolvem a entrada de novos membros na Associação Tauromáquica local (que gere a praça de toiros da vila alentejana), dos quais e como esta tarde noticiámos, apenas o ganadero Falé Filipe é um elemento "credenciado no meio tauromáquico", sendo os restantes "alheios ao mundo dos toiros".
O conhecido criador de cavalos e também apoderado da cavaleira Joana Andrade esclareceu ao "Farpas": "Não fui 'candidato' à direcção da Associação Tauromáquica Redondense, nem tenho nada a ver com esse assunto". Sobre os novos nomes que compõem a A.T.R., o popular aficionado (na foto ao lado, em 2011, com Miguel Alvarenga na Gala dos Troféus "Farpas" no Restaurante "O Toucinho", em Almeirim), não quis fazer comentários.
Fontes fidedignas garantiram-nos esta tarde que João Anão Madureira e António Fallé Alves, duas credenciadas figuras da aficion redondense, bem como um outro grupo composto por forcados locais (entre os quais o ex-cabo do Grupo do Redondo, Fernando Silva e o cabo actual, Domingos Jeremias), tinham sido alguns dos nomes "chumbados" pela Câmara (proprietária da praça de toiros) para integrar a associação que gere o Coliseu. João Anão Madureira, pela parte que lhe toca, garante que "não tinha pretensões" a fazer parte da A.T.R. e muito menos a gerir a praça, pelo que não integrou nenhuma lista candidata. "Essa guerra não é minha", frisa o conhecido taurino alentejano.
Entre a aficion do Redondo, lamenta-se que a autarquia "não tenha passado cartão" aos forcados locais e os mantenha afastados da comissão que gere os destinos da praça de toiros. E lamenta-se que na referida comissão "continuem a não estar elementos representativos dos aficionados da terra", excepção feita a Carlos Falé Filipe.
Anteriormente, recorde-se, duas destacadas figuras do mundo taurino, os antigos forcados João Filipe Santana (ex-cabo dos Forcados Amadores do Redondo) e Miguel Capinha Alves (glória dos Amadores de Montemor) demitiram-se da referida associação por "discordância" com os únicos dois elementos que ultimamente a integravam, José Rilhas e Maria Angélica Palmeiro - a que agora se vieram juntar novos membros.

Fotos D.R.