quinta-feira, 25 de junho de 2015

Amanhã não perca: grande entrevista a Paulo Caetano (1ª parte)

Depois de em Agosto de 2012 se ter despedido das arenas no Campo Pequeno,
Paulo Caetano teve uma inesquecível intervenção em Setembro do mesmo ano
em Monforte, na corrida em que seu filho João se encerrou com seis toiros. Ficou
na história e o público aplaudiu de pé


Paulo Caetano comemora no próximo dia 4 de Julho, toureando um toiro de Guiomar Moura (sua sogra) em Portalegre, o 35º aniversário da sua alternativa e o "Farpas" foi entrevistar o Maestro, publicando amanhã, sexta-feira (não percam) a primeira parte dessa grande entrevista, que prosseguiremos ao longo da próxima semana.
Figura incontornável do toureio a cavalo no último século, Paulo Caetano esteve duas décadas na primeira fila, competindo e triunfando ao lado dos maiores do seu tempo, com destaque para João Moura, Joaquim Bastinhas, João Palha Ribeiro Telles, Manuel Jorge de Oliveira, Rui Salvador, António Telles e João Salgueiro, bem como os saudosos Mestre Batista e José João Zoio e também Luis Miguel da Veiga, entre outros, e também com os espanhóis Álvarito Domecq e Manuel Vidrié.
Há cerca de quinze anos, deixou de participar com a regularidade usual nas temporadas, passando a dedicar-se à construtora de seu Pai e ao ensino da Equitação, dando cursos frequentes no Brasil e não só e acompanhando também as carreiras de seus filhos, o cavaleiro tauromáquico João Moura Caetano e a campeã de Dressage Maria Moura Caetano Couceiro.
Em Agosto de 2012, após um êxito marcante no Campo Pequeno, anunciou que se retirava em definitivo das lides e em Setembro do mesmo ano teve uma última intervenção, actuando a duo com seu filho, à paisana (foto de cima) na tarde em que este se encerrou com seis toiros em Monforte.
Não toureou nas temporadas de 2013 e 2014 e no próximo dia 4 de Julho volta a actuar em Portalegre para assinalar os seus 35 anos de alternativa, que recebeu na Monumental de Santarém, em recordada Corrida TV, apadrinhado pelo saudoso D. José João Zoio, com o testemunho de Manuel Jorge de Oliveira e dos grupos de forcados de Santarém e Montemor, diante de toiros da ganadaria Palha.
A 4 de Julho em Portalegre, Paulo Caetano lidará um toiro de Maria Guiomar Cortes de Moura e o cartel é composto por Rui Fernandes, Moura Caetano e João Ribeiro Telles (filho), que lidarão seis toiros da ganadaria do próprio Paulo Caetano. Pegam os forcados de Portalegre, de Arronches e de Monforte e a corrida, organizada pela empresa "Toiros & Tauromaquia", será a da Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre. O espectáculo iniciar-se-à às 21h30 com uma exibição de Dressage a cargo da Equipa PCI - um espectáculo digno de se ver.

Amanhã, aqui no "Farpas", não perca a primeira parte da grande entrevista ao Maestro Paulo Caetano.

Fotos Emílio de Jesus e D.R.