Foi ontem oficialmente apresentada ao final da tarde, em Portalegre, a corrida de homenagem aos 35 anos de alternativa do Maestro Paulo Caetano, que no próximo dia 4 de Julho, a partir das 21h30, terá lugar na praça de toiros da cidade (cartaz ao lado). A cerimónia ocorreu no recentemente inaugurado Hotel José Régio e contou com as honrosas presenças dos presidentes das Câmaras de Portalegre, de Monforte e de Arronches, respectivamente, Adelaide Teixeira, Gonçalo Lagem e Fermelinda Carvalho (que é simultâneamente presidente da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre, também promotora desta corrida organizada pela empresa "Toiros & Tauromaquia").
Com a presença de inúmeros jornalistas e a notada ausência de dois dos cavaleiros anunciados na corrida - Rui Fernandes e João Ribeiro Telles - o acto foi igualmente presidido pelo empresário da praça de Portalegre, o decano António Manuel Cardoso "Nené" (antigo apoderado de Paulo Caetano) e na mesa estiveram ainda os cabos dos grupos de forcados de Arronches e de Monforte, Ricardo Nunes e Ricardo Carrilho, além, obviamente, de Paulo Caetano. Marcaram igualmente presença o cavaleiro João Moura Caetano e Maria Moura Caetano Couceiro, que antes da corrida fará uma exibição de Dressage em conjunto com os restantes elementos da Equipa PCI. Francisco Paralta, cabo dos Amadores de Portalegre, chegou já no final da conferência e saíu apressado, nem sequer posando na foto de grupo com os companheiros de cartel e as autarcas.
Na sua intervenção, o veterano empresário "Nené", confessou "a expectativa e o nervosismo" por que está a passar desde que montou esta corrida, mas fez votos para "que seja um êxito e que os aficionados respondam de forma cabal e marquem presença nesta corrida de homenagem a uma grande figura do toureio como foi e é Paulo Caetano".
Paulo Caetano, por seu turno, elogiou o empresário António Manuel Cardoso, recordou os tempos em que este foi seu apoderado em conjunto com Rogério Amaro e referiu tratar-se de "um dos poucos taurinos que vai resistindo". O facto de a corrida ser por ele organizada e também a influência e o incentivo que lhe deram muitos amigos levaram-no, confessou, a aceitar esta homenagem e a voltar a tourear no próximo dia 4 de Julho, depois de em Agosto de 2012 ter anunciado que deixava as arenas, depois de um êxito no Campo Pequeno.
Já a seguir, não perca todas as fotos da cerimónia de ontem em Portalegre.
Foto Maria João Mil-Homens