sábado, 31 de outubro de 2015

Aposento da Moita: José Maria Bettencourt será o novo cabo em 2016

José Pedro Pires da Costa (foto da esquerda) despede-se na Feira de Maio do
próximo ano na Moita e passa o testemunho a José Maria Bettencourt (à direita),
que será o sétimo cabo, em 40 anos, do Grupo de Forcados do Aposento da Moita
A pega de José Maria Bettencourt ao sexto toiro da ganadaria de Paulo Caetano
na corrida de 17 de Setembro foi premiada como a melhor da Feira da Moita 

José Maria Bettencourt será o novo cabo do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita, sucedendo a José Pedro Pires da Costa e a mudança de testemunho ocorrerá na corrida da Feira de Maio do próximo ano na praça "Daniel do Nascimento". A notícia foi esta semana avançada por João Cortesão no blog "sortes de gaiola" e confirmada ontem pelo Aposento no seu site oficial.
José Maria Bettencourt, este ano premiado com o prémio para a melhor pega da Feira da Moita, outorgado pela Sociedade Moitense de Tauromaquia, tem 22 anos e iniciou-se no Aposento da Moita em 19 de Maio de 2007 numa corrida efectuada em Vendas Novas. Foi cabo dos Juvenis e está há oito anos no grupo, assumindo a sua chefia no próximo ano.
Será o sétimo cabo do Grupo de Forcados do Aposento da Moita, que esta temporada comemorou o seu 40º aniversário e foi fundado em 1975, tendo como primeiro cabo José Manuel Pires da Costa. Seguiu-se Manuel Vieira Duque numa fase de transicção e o terceiro cabo foi João Simões, que chefiou o grupo durante dez anos. Hélder Queiróz e Tiago Ribeiro foram os cabos seguintes e em 2013 o grupo passou a ser comandado por José Pedro Pires da Costa, filho do cabo fundador e antigo cavaleiro tauromáquico praticante - que em Maio do próximo ano se despede, passando o testemunho a Bettencourt.

Fotos D.R./@Aposento da Moita e Emílio de Jesus