sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Campo Pequeno fez balanço "altamente positivo" da Temporada Sensacional

Os grandes responsáveis pela Temporada Sensacional do Campo Pequeno:
Rui Bento, Dr. Paulo Pereira e Drª Paula Mattamouros Resende. A "Troika"
de sucesso da primeira praça de toiros nacional
Empresa do Campo Pequeno fez ontem o balanço "altamente positivo" da
brilhante temporada que teve eco além-fronteiras e recolocou a primeira praça
de Portugal na rota das grandes Figuras do toureio mundial
A equipa de sucesso do Campo Pequeno no encontro de ontem com abonados
e jornalistas. Em baixo, a Drª Paula Mattamouros Resende, administradora da
primeira praça de toiros do país, expressando no seu sorriso o sentimento do dever
cumprido e dos muitos triunfos alcançados na melhor temporada de sempre




Rui Bento fez ontem um balanço "altamente positivo" da Temporada Sensacional do Campo Pequeno, que voltou a classificar como "a melhor desde a reabertura da praça", ocorrida em 2006.
Num encontro com abonados e jornalistas que teve lugar ao final da tarde num dos salões da praça de toiros e antes da apresentação oficial do novo canal televisivo "Campo Pequeno TV", o antigo matador de toiros e director de Actividades Tauromáquicas da empresa lisboeta - que estava acompanhado na mesa pela administradora, Drª Paula Mattamouros Resende e pelo Relações Públicas/Tauromaquia, Dr. Paulo Pereira - salientou o "grande ambiente" que se viveu na esmagadora maioria das corridas realizadas nesta 10ª temporada do novo Campo Pequeno, confessando, contudo, que "perdeu a aposta" depois de no acto de apresentação da primeira parte da época ter vaticinado que pelo menos em três noites a praça esgotaria a lotação.
"Esgotou uma única vez, a 23 de Julho, na corrida comemorativa do centenário do Grupo de Forcados de Santarém, mas a realidade é que encheu em mais três ocasiões e, no balanço global, temos que reconhecer que foi, de facto, uma grande e aliciante temporada", recordou Rui Bento, destacando, contudo, que se viveram "grandes momentos" quer no toureio a cavalo, como no toureio a pé, "com grande relevo para o enorme triunfo de 'El Juli' na noite de 'mano-a-mano' com Ventura; e também para a grande faena de Juan del Álamo, o toureiro que apodero, no seu segundo toiro de Falé Filipe, na corrida mista de homenagem a Mestre Batista" e ainda no que respeita aos forcados. "Houve pegas históricas em que o público se levantou a aplaudir como que impelido por uma mola", lembrou.
Rui Bento destacou ainda o "acto de afirmação e consagração" de três grandes figuras na noite de 20 de Agosto (João Moura, António Telles e Luis Rouxinol), os triunfos de Pablo Hermoso de Mendoza e de Diego Ventura e "os passos em frente que este ano foram dados no Campo Pequeno por alguns dos novos valores do toureio a cavalo". Lamentou, como única nota que considerou negativa, "a corrida dos toiros Canas Vigouroux" que, disse, "não correspondeu, na verdade, às expectativas que tinha gerado".

O risco (e o sucesso) do "mano-a-mano" Ventura/"El Juli"

O antigo matador de toiros agradeceu "todo o apoio e confiança" que recebeu por parte da administradora do Campo Pequeno, Drª Paula Resende, e recordou, por exemplo, o "grande empenho" com que a gestora da primeira praça do país apoiou a realização da corrida de "mano-a-mano" entre Ventura e "El Juli", assumindo "todos os riscos que se corriam", especificando:
"Era uma corrida em que, mesmo que a praça esgotasse, a empresa não ganharia dinheiro. Encheu, não esgotou e perdeu-se dinheiro. Mas ganhou-se muito mais em prestígio e no eco que este acontecimento teve entre nós e sobretudo além fronteiras", lembrou Rui Bento, congratulando-se com a importância que a praça do Campo Pequeno está a despertar no mundo taurino e referindo as próximas reportagens que sobre a temporada lisboeta vão ter lugar no canal de referência da Televisão Espanhola, o "Tendido Cero" e também nas revistas "Aplausos" e "6 Toros 6", que na próxima semana publicarão com enorme relevo balanços da Temporada Sensacional do Campo Pequeno que, de facto, "voltou a estar na rota das grandes Figuras do toureio mundial".

62.045 espectadores passaram pelo Campo Pequeno

Antes da intervenção de Rui Bento, o Dr. Paulo Pereira, Relações Públicas da empresa, apresentou um pormenorizado balanço da temporada lisboeta, a que assistiram este ano um total de 62.045 espectadores, o que se traduz num aumento de 20,6% em relação ao ano anterior e numa significativa taxa média de ocupação por corrida de 81,3%, que constitui também um aumento de 6 pontos percentuais em relação à taxa de 75,0% verificada em 2014.
Referiu ainda, em tempo de balanço, que marcaram presença no Campo Pequeno em 2015 um total de 32 artistas, dos quais 22 cavaleiros profissionais (18 portugueses, três espanhóis e um colombiano) e 5 praticantes, 3 matadores de toiros (dois espanhóis e um francês) e 2 novilheiros, bem como 21 grupos de forcados. Foram lidados 69 toiros e 6 novilhos pertencentes a 15 ganadarias
As estreias ocorridas este ano na primeira praça do país foram as do cavaleiro praticante Francisco Parreira, do novilheiro João Silva "Juanito", das ganadarias espanholas de Garcigrande e Domingo Hernández e da portuguesa da Quinta de Mata-o-Demo. Foram prestadas homenagens ao bandarilheiro António Badajoz, ao cavaleiro José Mestre Batista (a título póstumo), ao matador Mário Coelho, ao Grupo de Forcados de Santarém e ao antigo cavaleiro D. Francisco de Mascarenhas. Houve duas corridas transmitidas em directo pela RTP e foram ainda destacados, como factos marcantes deste ano, o considerável aumento do número de abonados (378, contra os 251 do ano anterior) e a inauguração do Museu do Campo Pequeno.

Reforço da visibilidade do Campo Pequeno em todo o mundo taurino

O Dr. Paulo Pereira destacou ainda o reforço da visibilidade do Campo Pequeno nas redes sociais, nos programas taurinos "Faenas TV" e "Sol e Toiros TV", na Televisão Espanhola, bem como nos sites e revistas taurinas de referência no país vizinho e também em sites de tauromaquia de França e do México; e fez ainda pormenorizada referência aos importantes passos dados pelos alunos da Academia de Toureio do Campo Pequeno, Diogo Peseiro (que actuou em 5 novilhadas e numa corrida de toiros na Figueira da Foz em que alternou com o matador espanhol Sánchez Vara) e Sérgio Nunes (que participou em 8 novilhadas e se apresentou em três corridas como sobresselente de matadores de toiros), referindo que actualemente são 22 os alunos que ali dão os primeiros passos na arte do toureio a pé, agradecendo aos ganadeiros que se têm disponibilizado ppara os receber nas tentas das suas ganadarias e também aos que se prontificaram a ceder os seus novilhos para a novilhada de 24 de Setembro. 
O Relações Públicas da empresa destacou ainda a recente participação do Campo Pequeno no pavilhão português da Feira Internacional de Macau (na semana transacta), com os objectivos de divulgar a tauromaquia como uma das expressões da Cultura Popular portuguesa e da inclusão do Campo Pequeno nos roteiros dos turistas chineses em geral e macaenses em particular, nas suas visitas ao nosso país.
Por fim, o Dr. Paulo Pereira anunciou como próximos projectos da empresa o lançamento de merchandising (venda de produtos associados à imagem da praça) e o arranque, a 11 de Novembro, do novo canal "Campo Pequeno TV".

Primeiras novidades para a próxima temporada

A terminar a primeira parte do encontro com os abonados e a imprensa, Rui Bento prometeu que a senda de sucesso vai prosseguir na próxima temporada de 2016 e revelou que ontem mesmo voltou a conversar com o irmão do mítico matador espanhol José Tomás, seu actual apoderado, tendo em vista a sua apresentação em Lisboa no próximo ano.
Por fim, referiu Rui Bento que "as grandes figuras voltarão a Lisboa" em 2016, enumerando algumas delas: "El Juli", Pablo Hermoso e Ventura, todas as figuras nacionais e ainda Morante de la Puebla, com quem já existem negociações para tourear próximo ano no Campo Pequeno.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com