quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Sónia Matias agraciada como uma das Notáveis Mulheres Portuguesas



A cavaleira Sónia Matias (foto) acaba de ser agraciada com um notável galardão que muito a prestigia e também o mundo da tauromaquia - o Prémio Femina 2015 pela "Divulgação da Cultura de Matriz Portuguesa no estrangeiro e na Lusofonia".
Outorgado pela organização Matriz Portuguesa, o Prémio Femina foi criado em 2010, para agraciar as Notáveis Mulheres Portuguesas. Na celebração do Quinto Aniversário da sua fundação procede-se ao alargamento do âmbito das suas destinatárias - as Notáveis Mulheres Portuguesas e da Lusofonia - oriundas de Portugal, dos Países de Expressão Portuguesa, das Comunidades Portuguesas e Lusófonas, e Luso-descendentes, que se tenham distinguido com mérito ao nível profissional, cultural e humanitário no Mundo, pelo Conhecimento e pelo seu relacionamento com outras Culturas. A atribuição dos prémios às agraciadas é feita por uma Comissão de Honra, constituída exclusivamente por membros masculinos - reconhecendo, assim, o seu valor e excelência na sociedade portuguesa moderna e evoluída, como seus pares de pleno direito. O jantar e cerimónia de imposição dos prémios terão lugar no próximo dia 28 de Novembro, na Sala Macau, do Museu do Oriente, em Lisboa.
Além da popular toureira, foram também agraciadas este ano Inocência Mata (por mérito nas Letras: Literatura, Investigação e ensino de Literaturas Lusófonas), Ana Mafalda Leite (por mérito nas Letras: Literatura, Poesia e Ficção), Fátima Cardoso (por mérito nas Ciências: Investigação relevante) e Soraya Gadit (por méritos relevantes na Excelência Profissional).
Em anos anteriores, foram galardoadas importantes Mulheres da vida portuguesa como a Drª Maria de Jesus Barroso Soares, a Drª Manuela Ramalho Eanes, a escritora e jornalista Isabel da Nóbrega e a fadista Maria João Quadros, entre outras.

Fotos D.R.