segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Gala "Porta dos Sustos": bonita festa em Cabeço de Vide

Miguel Alvarenga: troféu "Imprensa" distinguiu o "Farpas" e também os seus
40 anos de Jornalismo. Ana Meira fez a entrega do prémio
João Moura Caetano galardoado como cavaleiro triunfador da Temporada 2015
O director de corrida Rogério Jóia recebeu o prémio das mãos da aficionada
Mané Romão Tavares
Dª Marília Caetano recebeu o troféu "Carreira" outorgado a seu filho, Paulo Caetano,
ausente nos Açores a ministrar aulas de equitação
O aficionadíssimo presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lagem, recebeu
a distinção atribuída à autarquia
No início da gala, Maria João Mil-Homens chamou ao palco alguns amigos
especiais, entre os quais seu próprio Pai (primeiro da direita), José Luis Figueiredo,
Armando Alves,  Ana Meira, Paulo Pereira e Ana de Alvarenga
O mais premiado ganadeiro da última temporada, Dr. Joaquim Grave, recebeu o
troféu das mãos de António Gomes, vereador da Câmara de Fronteira; em baixo,
os responsáveis pelo site "porta dos sustos", que apresentaram a festa, José Luis
Figueiredo e Maria João Mil-Homens


Bonita festa, sábado em Cabeço de Vide, na tenda da Estalagem Rainha Dona Leonor, onde decorreu o jantar e a Gala de entrega de troféus aos triunfadores de 2015 distinguidos pelo site "porta dos sustos" de Maria João Mil-Homens e José Luis Figueiredo (foto ao lado), este último, antiga glória dos forcados montijenses, galardoado com um prémio-extra como "cronista do ano".
Faltaram alguns dos premiados - o que se lamenta. É desagradável, seja por que motivos for, não comparecer quando alguém nos distingue. Os principais ausentes foram Rui Bento e António Manuel Cardoso "Nené" (respectivamente galardoados como melhor apoderado e melhor empresário, o segundo ex-aequo com a empresa do Campo Pequeno). Faltou também Paulo Caetano, que recebia o prémio "Carreira" (entregue a sua Mãe, Dª Marília Caetano) e se encontrava a dar aulas de equitação nos Açores. E faltou o matador Manuel Dias Gomes, a residir actualmente em Córdoba (prémio também entregue a sua Mãe, Rosarinho Pontes Dias Gomes) e o novilheiro João Augusto Moura (a cuja ausência não foi feita qualquer referência, não tendo o troféu sido entregue a ninguém).
Miguel Alvarenga recebeu o troféu "Imprensa", entregue por Ana Meira, que distinguiu não apenas o "Farpas" como também o jornalista pelos seus 40 anos de vida profissional. E o cavaleiro João Moura Caetano foi galardoado como máximo triunfador da última temporada tauromáquica portuguesa.
Os restantes premiados foram os cavaleiros Luis Rouxinol Júnior (na classe de praticante) e Joaquim Brito Paes (amador), os bandarilhbeiros José Bartissol e Cláudio Miguel, o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete (cujo prémio foi recebido por Nuno Santana, por ausência do cabo Vasco Pinto, nesse mesmo dia também galardoado em Abiul), os forcados Carlos Silva (o fantástico rabejador do Grupo de Vila Franca, distinguido como "forcado do ano"), Marcelo Loia (cabo do GFA do ABV de Alcochete, galardoado pela "pega do ano") e António José Cardoso (dos Amadores de Alcochete, "forcado-revelação" da temporada), a ganadaria Murteira Grave, as empresas do Campo Pequeno (prémio recebido pelo Dr. Paulo Pereira) e Toiros & Tauromaquia (galardão entregue a António José Cardoso, filho do empresário António Manuel Cardoso), os directores de corrida Rogério Jóia (prémio "Confirmação") e Marco Gomes (prémio "Revelação") e Ricardo Nunes, antigo cabo dos Forcados de Arronches, que em 2015 se despediu das arenas e foi distinguido com o troféu "Carreira".
Os grupos de forcados Amadores de Monforte e Académicos de Elvas, que celebraram ambos em 2015 o 15º aniversário da sua fundação, foram distinguidos com Menções Honrosas, bem como a Câmara Municipal de Monforte. Estas distinções foram entregues aos respectivos cabos dos dois grupos e ao aficionadíssimo autarca Gonçalo Lagem.
Actuou a abrilhantar a festa o grupo musical "Los Bandoleros" e a gala contou com a honrosa presença de António Gomes, vereador da aficionada Câmara de Fronteira, que aproveitou a ocasião para anunciar o já tradicional Fim-de-Semana Taurino de Cabeço de Vide, que vai decorrer nos próximos dias 18, 19 e 20 de Março com colóquios, largadas de toiros, concurso de cernelhas e demonstrações de toureio a pé e toureio a cavalo.

Fotos Armando Alves/www.portadossustos.com