terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Edição de hoje de "O Diabo" assinala 40º aniversário da fundação

Miguel Alvarenga "recebeu a alternativa" há 40 anos das mãos de Vera Lagoa
Edição de hoje do jornal "O Diabo"
O nº 1 de "O Diabo", 10 de Fevereiro de 1976, cumprem-se
amanhã 40 anos

O semanário "O Diabo" assinala na sua edição de hoje o seu 40º aniversário - que é também o 40º aniversário da carreira jornalística de Miguel Alvarenga (foto ao lado) e que na realidade se cumpre amanhã, 10 de Fevereiro.
Como hoje recorda o escritor e jornalista Jorge Morais (que em 1977, um ano depois da saída do primeiro número, se juntou à equipa), num artigo intitulado "Uma força da natureza" (Vera Lagoa), a equipa inicial que em 10 de Fevereiro de 1976 integrava a Redacção de "O Diabo" no seu primeiro número (em cima) era formada pelos jornalistas Martinho Simões, António Ramos (que fora ajudante de campo do General Spínola e entretanto regressara às lides jornalística), Rui Romano, Rui Tovar, Mateus Boaventura, Navarro de Andrade, o fotógrafo Fernando Ricardo, o cartoonista Augusto Cid e os estágiários Miguel Alvarenga e Valdemar Paradela de Abreu (sobrinho do editor que antes do 25 de Abril lançara o livro "Portugal e o Futuro", do General António de Spínola).
O jornal viria a publicar apenas dois números, sendo "democraticamente" suspenso pelo Conselho de Revolução (de má memória) depois do nº 2. Uma semana depois, Vera Lagoa e a mesma equipa punham na rua o mesmíssimo jornal com um novo título, "O Sol" - que uma vez mais tentaram calar, desta vez com um atentado bombista na Redacção, que felizmente não fez feridos por ter ocorrido à hora do almoço, quando os jornalistas ali não se encontravam. Em 1977, "O Diabo" regressava às bancas.
No passado sábado, na Gala da Escola de Toureio "Joaquim Gonçalves" em Santarém, quando recebeu o troféu "Jornalismo Taurino", Miguel Alvarenga recordou precisamente que há 40 anos "recebeu a alternativa" das mãos da saudosa Vera Lagoa - uma efeméride que se comemora amanhã.

Fotos D.R.