Andrés Roca Rey ontem em Vila Viçosa no tentadero de José Luis Cochicho: a reportagem completa, já a seguir |
"El Juli" era o seu ídolo quando, há uns bons anos atrás, se fotografou a seu lado (foto de cima e ao lado) quando este actuou no Perú, o seu país natal. Andrés Roca Rey tem hoje 19 anos de idade, faz 20 a 21 de Outubro e é já o maior fenómeno mundial do toureio a pé deste século XXI. E mal imaginava que um dia haveria de tourear mano-a-mano com "El Juli" e com ele sair em ombros numa tarde de apoteose. Aconteceu há poucos dias em Arles (França), na Feira de Páscoa. Já este ano, também, cortou três orelhas e saíu em ombros em Valência (Espanha), sendo considerado o triunfador absoluto de Las Fallas.
A sua família paterna está ligada ao mundo da tauromaquia desde o seu bisavô. Andrés é o irmão mais novo do também matador de toiros Fernando Roca Rey.
Iniciou-se em Espanha como novilheiro em 2013 e debutou com picadores em 2014 na praça francesa de Captieux, nunca mais parando.
No ano passado, a sua primeira novilhada foi em Las Ventas (Madrid), de onde saíu em ombros. Posteriormente, abriu a Porta do Príncipe em Sevilha, voltou a sair em ombros de Madrid, triunfou em Pamplona, em Santander e em Bilbao, até chegar à triunfal alternativa em, Nimes (França), em 19 de Setembro de 2015, saindo em ombros após cortar duas orelhas. Enrique Ponce foi o padrinho e Juan Bautista a testemunha.
O toureiro de que todo o mundo fala esteve ontem em Vila Viçosa a participar numa tenta na ganadaria de José Luis Cochicho e dentro de momentos vai poder ver aqui todas as fotos desse dia histórico.
Fotos M. Alvarenga e D.R.