quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Filha de Rafael Trancas indignada com "homenagem" em Samora



Lara Veiga Vicente (foto da esquerda), filha do saudoso forcado e picador Rafael da Silva Vicente (Trancas), na foto da direita, narra aqui a sua indignação e revolta face à pseudo-homenagem que fizeram a seu pai na passada segunda-feira em Samora Correia:

É costume dizer se que quem não se sente não é filho de boa gente, desta forma seria completamente impossível não ficar revoltada com o que assisti na segunda-feira em Samora Correia com uma corrida que se intitulava de homenagem ao meu falecido pai!
Agora tenho a certeza que a nossa Festa vive um momento de grande défice de respeito e valor por quem nela passou e deixou marca.
Quando entrei na praça o meu coração estava mais apertado que um colete de forças, afinal de contas era uma noite de homenagem ao homem que me deu vida, mas acima de tudo ao homem que marcou de forma mais que positiva a nossa tauromaquia, para além disso o homem forte que lutou contra um ordinário de um cancro que tentou tantas, mas tantas vezes, o deitar abaixo e ele nunca virou a cara ao toiro....
Porra, será que Rafael Trancas, o enorme equitador, forcado e acima de tudo picador que foi, não merecia mais?
Uma corrida que há meses anda a ser anunciada como homenagem póstuma a um grande da Festa e depois chegamos à praça e logo no minuto de silêncio nem o nome dele é mencionado....
Depois, o curro levado a uma corrida de tamanha importância e a uma terra de respeito em aficion, sai a vergonha que sai....
A desilusão maior foi sem dúvida no intervalo, onde viria a ser feita a suposta homenagem que de homenagem não teve nada....
Como se chama ao centro da arena todos os intervenientes da corrida e os vencedores de uns prémios que estavam em disputa na festas da terra, e entre entrega aqui e ali, são entregues duas lembranças ao meu irmão mais novo, Duarte Vicente, sem o nome do meu pai ser falado e mencionado pelo homem que foi....
Uma homenagem a uma pessoa que nem dela se fala e, atenção, grande parte das pessoas que estavam naquela praça estavam ali por ele, pelo homem que foi na Festa Brava.
Será importante dizer que em praça estavam quatro dos seis filhos de Rafael da Silva Vicente, eu, o meu irmão Rúben Vicente, o meu irmão André Vicente e o meu irmão Duarte Vicente - dessa forma, se algo havia a entregar sobre o meu pai, todos os filhos deveriam estar presentes para o receber....
Mas enfim, para mim isso não é o essencial, para mim o essencial é o respeito que não houve pelo nome de Rafael da Silva Vicente, o mínimo do mínimo era algumas palavras a dizer quem foi, o que fez e o que deu à nossa Festa, não é só colocar a foto em cartazes para levar pessoas à praça e depois o tratar como figura secundária, onde ele deveria e merecia ser a principal, ainda para mais numa noite que supostamente era dele.
Como filha e acima de tudo aficionada, sinto-me envergonhada com o que se passou anteontem, os brindes foram em grande parte feitos à família mas não éramos nós que merecíamos homenagem, mas sim ele....
Perante tudo isto, apenas quero deixar um agradecimento muito especial aos dois grupos de forcados presentes naquela praça, os Amadores de Vila Franca e os de Alcochete, que não se esqueceram que Rafael da Silva Vicente tinha quatro filhos em praça.... Obrigada pelas vossas palavras e pelo vosso carinho para com a memória de um homem que foi um dos vossos.
Agradecimento ainda à velha guarda dos Amadores de Vila Franca que marcou presença na praça de Samora para homenagear um homem que ao vosso lado honrou uma jaqueta e sempre a dignificou.
Assim como o meu querido amigo José Luís Gomes e o cavaleiro António Ribeiro Telles, que também eles marcaram presença para homenagear um amigo deles e companheiro.
Por último o meu agradecimento humilde vai para Francisco Palha que elevou aos céus o seu brinde a alguém que ao seu lado esteve na noite de ontem e que de certo lhe agradeceu tamanha ovação e homenagem.
Obrigada a vocês, que fizeram Rafael Vicente estar presente na noite de anteontem.
É com tristeza e revolta que vi uma corrida ser intitulada de homenagem e de facto de homenagem não teve nada.
Como filha e aficionada irei junto dos que puder organizar uma homenagem digna do homem que pisou as praças do nosso país e do mundo, que foi Rafael da Silva Vicente "Trancas" - fica a promessa e aí, sim, pai, serás lembrado como mereces.
Saudações taurinas

Lara Veiga Vicente

Fotos D.R.