domingo, 28 de maio de 2017

40 anos depois: levámos Fernando Guarany ao seu posto de vigília!

Fernando Guarany esta semana no mesmo local onde em 1977 se apresentou
vestido de toureiro e dentro de um caixão exigindo uma oportunidade de tourear
no Campo Pequeno...
... e há 40 anos, quando ali permaneceu quase um mês, sem arredar pé, até que
o contratassem para actuar. Comemora-se amanhã o 40º aniversário do dia
em que o toureiro brasileiro esgotou o Campo Pequeno!


Amanhã, dia 29 de Maio, cumprem-se exactamente 40 anos sobre a data da célebre tarde em que o toureiro brasileiro Fernando Guarany esgotou a praça do Campo Pequeno (cartaz ao lado), depois de um mês antes, no Domingo de Páscoa desse ano de 1977 (10 de Abril) se ter colocado na porta principal da praça, inicialmente dentro de um caixão, vestido de toureiro e exigindo uma oportunidade para ali tourear.
Vinte dias e vinte noites permaneceu, sem arredar pé, daquele local, até que a empresa - ao tempo presidida pelo filho do saudoso Manuel dos Santos, Dr. Manuel Jorge Diez dos Santos, e composta ainda por Américo Pena, Alfredo Ovelha e o Dr. Paulo Rodrigues - o contratou e lhe deu um mês para se preparar.
A 29 de Maio de 1977, Guarany esgotou o Campo Pequeno e tornou-se uma das referências da história da praça que agora comemora 125 anos de existência.
Anos antes, um outro toureiro, o célebre "Muleta Negra", protagonizara idêntica vigília à porta da praça do Campo Pequeno, sem contudo atingir o mediatismo que teve, há 40 anos, a aventura do único toureiro brasileiro da História.
Quatro décadas depois, o "Farpas" levou Fernando Guarany ao mesmo local onde em 1977 teve início a sua carreira tauromáquica - uma reportagem a não perder aqui amanhã!

Fotos D.R.