quinta-feira, 25 de maio de 2017

Público faltou à Chamusca: Filipe Gonçalves e Aposento da Chamusca ganham prémios em disputa


Momento das cortesias na corrida que esta tarde se celebrou na Chamusca, foto dada à estampa pelo Grupo de Forcados do Aposento da Chamusca na sua página da rede social Facebook, onde se pode constatar, mais uma vez, a falta de público nas bancadas, tal como sucedera na corrida de domingo passado aqui efectuada.
Lamente-se a falta da adesão do público ao cartel (discutível) apresentado pelo empresário Paulo Pessoa de Carvalho, uma corrida mista com os cavaleiros Filipe Gonçalves e João Maria Branco e o matador Paco Velásquez, bem como os dois grupos de forcados da terra, Amadores e Aposento - um elenco que, pelos vistos e a atestar pelos resultados, não terá convencido o público ribatejano...
Artisticamente, a corrida ficou marcada por um bom triunfo de Filipe Gonçalves no seu segundo toiro (esteve regular no seu primeiro), por duas actuações aceitáveis de João M. Branco e uma faena cumpridora de Paco Velásquez ao último toiro da corrida (não deu volta no primeiro, em que esteve abaixo das suas possibilidades). Ben apresentados e de joog desigual os toiros de Manuel Veiga.
Pelos Amadores da Chamusca, pegaram os forcados Hélder Delgado e Igor Rabita, ambos à primeira; pelo Aposento da Chamusca, foram caras João Rui Salgueiro (à primeira) e Francisco Barreiros (à segunda).
Destaque para os tércios de bandarilhas executados pelos valorosos João Ferreira, Tiago Santos e Fábio Machado.
A tradicional corrida de quinta-feira da Ascensão na Chamusca, sem a tradição antiga de casa cheia, foi bem dirigida por Francisco Calado.
Estavam em disputa prémios para a melhor lide a cavalo e para a melhor pega, havendo a registar o gesto de louvável seriedade (que marca a diferença) do empresário Paulo Pessoa ter anunciado dois dias antes a composição do júri (Nuno Megre, Carlos Empis e Manuel Moedas).
Filipe Gonçalves venceu o prémio da melhor lide pela sua segunda actuação, a todos os títulos triunfal. O troféu da melhor pega foi atribuído, sem contestação, ao forcado Francisco Barreiros, do Aposento da Chamusca (quarta pega da tarde), muito boa, apesar de ter sido a única que foi consumada ao segundo intento.
Moral da história: nem sempre são as melhores as pegas que se fazem à primeira...

Amanhã não perca a grande foto-reportagem de Carlos Silva.

Foto D.R./@GFA Aposento da Chamusca/Facebook