quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Moura Júnior, o tabu de Rui Bento e duas Figuras "em lista de espera"...

Rui Bento e Moura Júnior: sim ou sopas?... Em baixo, Diogo Malafaia (à direita)
com Bento e Carlos Barreto. Saída do bandarilheiro da equipa de João Moura Jr.
foi interpretada em muitos círculos taurinos como o prenúncio da retirada de
Rui Bento. Há dois cavaleiros de renome à espera da solução final para
avançarem até junto de Bento... mas o tabu promete continuar pelo menos até
ao Natal...


Pelo menos duas destacadas primeiras Figuras do toureio a cavalo estão neste momento "em lista de espera", pendentes da resolução que Rui Bento assumir face à continuidade - ou não - do apoderamento de João Moura Júnior, para entrar de imediato em conversações com o gestor taurino do Campo Pequeno e procurarem que este as apodere.
Num dos casos, ao que apurámos, já terá havido mesmo contactos e sondagens junto de Rui Bento, através de um amigo comum. No outro, não houve ainda nenhuma aproximação, mas o toureiro em causa já confidenciou em círculos de amigos próximos que pretende sondar o antigo matador de toiros no sentido de com ele fechar um negócio de apoderamento.
Também ao que sabemos, Rui Bento já teve nas últimas semanas dois encontros/jantares com João Moura Júnior, mas a decisão final - continuar ou não a apoderá-lo - não foi ainda assumida em definitivo.
Há quem diga que Rui Bento já tem "a decisão na cabeça", mas que o o assunto é ainda tabu, estará dependente de muitos factores e a incógnita vai permanecer até pelo menos depois do Natal.
A saída do bandarilheiro Diogo Malafaia (muito próximo de Rui Bento e seu colaborador, como vedor de toiros, na equipa de Tauromaquia da empresa do Campo Pequeno), esta semana, da quadrilha de Moura Júnior, foi interpretada em muitos círculos taurinos como um mais que certo prenúncio da futura cisão do apoderado com o cavaleiro. Mas Rui Bento, ao que sabemos, tem desdramatizado a situação, fazendo crer que "uma coisa não tem a ver com a outra".
O "divórcio" entre Bento e Moura Júnior, juntos há cinco anos, começou a ser falado na recta final desta temporada, sem que um e outro alguma vez tivessem vindo a terreiro esclarecer se era verdade ou apenas boato.
Rui Bento, numa entrevista recente a Hugo Calado no site toureio.pt, relembrou que no final de cada temporada tem por norma colocar o lugar à disposição dos toureiros que apodera. Com o matador espanhol Juan del Álamo, a separação foi assumida na última semana. Com João Moura Júnior, o enigma permanece. E parece que vai permanecer, não se prevendo "fumo branco" - ou negro - pelo menos até antes do Natal.
Mas quem espera, desespera... que o digam os dois cavaleiros de renome que aguardam há semanas pelo sim ou pelo não de Bento em relação a Moura Júnior para entrarem de imediato em campo...
Este caso promete, para já, ser o mais badalado no que ao tradicional Baile dos Apoderados diz respeito...
Aguarde-se...

Fotos Maria Mil-Homens e M. Alvarenga