quarta-feira, 11 de julho de 2018

"A Inglesa e o Marialva": livro que é lançado amanhã revela romance tórrido de toureia inglesa com o cavaleiro Alberto Luis Lopes

Virginia Montsol numa corrida com o seu mestre
Alberto Luis Lopes, com quem viveu na Chamusca
um tórrido romance em segredo, relatado agora,
muitos anos depois, neste livro de Clara Macedo
Cabral que amanhã é lançado em Lisboa
A cavaleira inglesa numa das suas actuações em Portugal nos anos 60
Uma das fotos inseridas no livro mostra a saudosa poetisa Mimela Cid, que foi
amiga da cavaleira inglesa, numa noite de fados com João Torre do Vale e
José Pracana
Dois cartazes de espectáculos em que Virginia Montsol toureou em 1965 nas
praças de Salvaterra e Montemor, alternando com Gustavo Zenkl e D. Francisco
Azarujinha
Mestre David Ribeiro Telles, que também apoiou a cavaleira inglesa nos anos 60,
é uma das figuras em destaque no livro de Clara Macedo Cabral

O livro "A Inglesa e o Marialva", da autoria de Clara Macedo Cabral, é oficialmente lançado amanhã em Lisboa, ao final da tarde, na LeYa na famosa livraria alemã Bulcholz, sendo a obra apresentada pelo antigo secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle. Matilde Cid cantará alguns fados alusivos ao livro editado pela Casa das Letras.
O romance conta a história verídica de uma inglesa apaixonada por cavalos que chegou a Portugal nos anos 60 com o sonho de aprender a tourear.
Ginnie Dennistoun, que escolheu o nome artístico de Virginia Montsol (já falecida), foi apoiada por famílias portuguesas importantes e estabeleceu-se na Chamusca, onde viveu em segredo um grande romance com o toureiro que fora seu mestre, Alberto Luis Lopes, filho do também cavaleiro tauromáquico António Luis Lopes e que recebeu a alternativa das mãos de seu pai em 12 de Julho de 1942 na praça do Campo Pequeno, actuando também ao longo da sua carreira em Espanha, na Venezuela, na Colômbia e no México. Toureou pela última vez em Portugal na praça de Coruche em 1987, precisamente numa corrida em sua homenagem, e acabou por morrer em Espanha, em El Puerto de Santa Maria, onde viveu os últimos anos da sua vida e onde teve uma afamada coudelaria.
O livro faz diversas referências a todo o período em que a cavaleira inglesa viveu em Portugal, nomeadamente a Mestre David Ribeiro Telles e à Herdade da Torrinha, onde também recebeu ensinamentos de equitação e toureio a cavalo, bem como à sua convivência na Chamusca com a saudosa poetisa Maria Manuel Cid (Mimela) e toda a sua Família.

Fotos D.R./@ "A Inglesa e o Marialva"/Casa das Letras