sexta-feira, 13 de julho de 2018

Amadores da Chamusca cumprem hoje o 44º aniversário da sua fundação



O Grupo de Forcados Amadores da Chamusca cumpre hoje o 44º aniversário da sua fundação e já na próxima quinta-feira disputa no Campo Pequeno o Concurso de Pegas com os grupos do Ribatejo e de Cascais. Em jeito de homenagem, publicamos aqui o texto que o cabo Nuno da Cruz Marecos (foto ao lado), muito badalado no Mundial de Futebol da Rússia por fazer segurança a Ronaldo, deu hoje à estampa na página oficial do grupo no Facebook.

Dia 13 de Julho de 2018, 44 anos passaram desde a data da fundação do nosso grupo, o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca.
Muito tem sido escrito, muito tem sido dito, muito tem sido publicado. Mas para descrever o sentimento de gratidão que os forcados actuais têm por aqueles que tiveram a coragem, a ousadia, e o estoicismo de há 44 anos darem início a esta história, seria necessário muito mais papel, muitas mais palavras e muito, mas muito mais tempo para ouvir 44 anos de histórias de gente valente que enalteceu da forma mais nobre a Vila da Chamusca e a jaqueta de ramagens do nosso grupo.
A 13 de Julho de 1974 em Tomar, perante toiros da Herdade do Bodial da Rainha, comandados por António Timóteo, um grupo de jovens chamusquenses deu início à mais bonita história que conheço, batendo-se em praça de forma indelével.
O Grupo de Forcados Amadores da Chamusca, vem assim desta forma, agradecer aos elementos fundadores, por terem tido o arrojo e a valentia de começar esta magnifica jornada há precisamente 44 anos atrás.
Gostava ainda de enaltecer e agradecer também a todos os antigos cabos e a todos elementos que passaram pelo grupo e de uma forma inigualável deram o seu contributo para que o nome da Chamusca fosse levado bem alto.
Gostava ainda de relembrar todos os elementos do grupo que já partiram e de uma forma muito especial o Luis Faustino "Licas" por ser ainda uma perda recente.
Gostava também de uma forma muito especial agradecer a todos os atuais elementos pela sua entrega, coragem e acima de tudo lealdade, e pela forma estóica como em praça e fora dela defendem a sua jaqueta de ramagens
Um bem haja a todos.

O cabo
Nuno da Cruz Marecos

Fotos Luis Azevedo/Estúdio Z/Arquivo e Florindo Piteira