sexta-feira, 13 de julho de 2018

Amadores da Chamusca na 5ª feira em Lisboa: 44 anos a prestigiar a figura do forcado



Com 44 anos de actividade - que se cumprem exactamente no dia de hoje, como esta manhã assinalámos -, o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca teve como cabo fundador António Timóteo, tendo-se estreado em Tomar, a 13 de Julho de 1974, pegando toiros de António Barbeiro.
De então para cá, capitanearam o grupo Manuel João Valério, José Eduardo Neto Ferreira, Nuno Quito, Nuno Marques e, na actualidade, Nuno Marecos.
Tem actuado nas mais importantes praças de Portugal Continental e na Região Autónoma dos Açores, bem como em Espanha, França e Estados Unidos da América (Califórnia), com exibições regadas a sangue, suor e lágrimas.
Galhardia, humildade e amizade são os pilares em que assenta a forma de estar do grupo, sempre com o objectivo de servir a Festa, honrar a jaqueta das ramagens e o bom nome da Chamusca.
O grupo disputará no Campo Pequeno na próxima quinta-feira, dia 19, o troféu para a melhor pega com os Amadores do Ribatejo e de Cascais.
Na corrida Concurso de Pegas estarão em praça os cavaleiros Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves e Francisco Palha, sendo lidado e pegado um imponente curro de toiros da ganadaria Pinto Barreiros.

Foto Frederico Henriques

GuardarGuardar