quinta-feira, 19 de julho de 2018

Campo Pequeno: tudo a postos para uma grande noite de toiros

O Concurso de Pegas é um dos grandes aliciantes da corrida desta noite
Luis Rouxinol, um triunfador nato que todos os dias dá a cara, com todos os
toiros, sempre com uma honestidade e um valor à prova de bala
De Filipe Gonçalves tudo se pode esperar! É um toureiro de luta que vem subindo
a corda a pulso e à custa do seu grande mérito
Francisco Palha vem esta noite ao Campo Pequeno procurar reafirmar
os grandes triunfos da temporada e sobretudo os que alcançou mais
recentemente em Vila Franca e em Moura. Tiago Tavares (foto de baixo)
será hoje o director de corrida

Aquele que à partida se poderia considerar um dos cartéis "mais banais" da Temporada "Torista" do Campo Pequeno, acabou por assumir contornos especiais e criar uma das maiores expectativas do ano depois dos recentes e memoráveis triunfos que elevaram o cavaleiro Francisco Palha ao primeio posto do toureio a cavalo e estão a fazer dele o grande e absoluto triunfador desta época de 2018.
A corrida desta noite em Lisboa "transformou-se" e por via desses êxitos, sobretudo os recentes em Vila Franca e em Moura, Francisco Palha chega ao Campo Pequeno com a redobrada responsabilidade de aqui reafirmar a posição que alcançou.
Por outro lado e sempre que um toureiro se distancia do pelotão com a força com que Palha se distanciou, isso constitui um "abanão" forte e importante na Festa e "obriga" todos os demais a excederem-se e a não serem, como esta noite certamente vai acontecer com o consagrado Luis Rouxinol e o sempre inesperado Filipe Gonçalves, meros espectadores dos triunfos do toureio que está na moda.
A corrida de hoje "virou", por obra e graça do "boom" de Francisco Palha, numa noite de altíssima competição - em que nenhum vai querer "ficar por baixo".
Luis Rouxinol é um triunfador nato, um toureiro de um valor sem fim, que mesmo sem ter já que provar nada a ninguém, continua a dar a cara todos os dias e com todos os toiros, sempre com uma honestidade, um profissionalismo e uma entrega acima da média.
Filipe Gonçalves é um lutador, um cavaleiro com um percurso muito semelhante ao de Rouxinol, que vem subindo a corda a pulso e impondo a sua arte. Deixou há muito de ser o "cavaleiro algarvio" para ser um dos mais firmes valores da nossa tauromaquia.
Um e outro não vão deixar hoje os seus créditos por mãos alheias e por isso adivinha-se uma noite de aguerrida competição com o triunfador Francisco Palha.
O Concurso de Pegas, que todos os anos integra a temporada lisboeta, é esta noite outro grande aliciante e será disputado pelos valorosos grupos de forcados Amadores do Ribatejo, Amadores da Chamusca e Amadores de Cascais.
Se a isto acrescentarmos que vai ser lidado um imponente curro de toiros da ganadaria Pinto Barreiros (os toiros chegaram há momentos à praça e estão agora a ser descarregados), com cara, trapio, imensa seriedade e a prometer muita emoção, será caso para dizermos que a noite promete - e se promete!
Tiago Tavares (foto ao lado) será o director de corrida e vai estar assessorado pelo médico veterinário Dr. Jorge Moreira da Silva. Tal como vem sucedendo nas últimas corridas, vão hoje prestar provas mais três candidatos a directores de corrida.
Às 21h30, antes do início da corrida, a Marcha da Mouraria vai desfilar na arena do Campo Pequeno e um quarto de hora antes (21h15) nos jardins da praça.
A corrida terá início às 21h45 e decorre sem intervalo.

Fotos Frederico Henriques, M. Alvarenga e Maria Mil-Homens