segunda-feira, 9 de julho de 2018

Colhida de valor de Francisco Palha ontem em Vila Franca



Francisco Palha sofreu ontem esta aparatosa e impressionante colhida, felizmente sem consequências de maior, quando cravava um espectacular ferro curto ao sério toiro de Palha saído em quinto lugar na magnífica corrida que teve lugar em Vila Franca de Xira - uma daquelas que fazem aficionados e que podem bem ser considerada das melhores, senão mesmo a melhor, a que assistimos até ao momento nesta temporada. Sobretudo pela seriedade e emoção dos toiros da centenária ganadaria Palha. Mas muito também pela entrega e pelos sonoros e muito importantes triunfos alcançados pelo cavaleiro Francisco Palha, pelo matador Nuno Casquinha e pelos Forcados de Vila Franca.
colhidas de valor - e a colhida de Palha foi uma dessas. O toiro, o mais reservado dos sete lidados ontem na Palha Blanco, fechava-se em tábuas e Francisco Palha pôs a carne no assador. Foi "para cima dele", citando de praça a praça, indo ao seu encontro, provocando-lhe a investida num palmo de terreno - naquele palmo de terreno de incrível compromisso que faz os toureiros Figuras.
No momento de cravar, o toiro foi nítidamente "buscá-lo lá acima", como as fotos bem documentam e derrubou-o do cavalo. A queda foi espectacular e aparatosa, mesmo junto às tábuas e só por milagre não teve consequências de maior.
Mas o acidente não demoralizou Francisco Palha. Ele é, já ninguém tem disso dúvidas, o grande caso desta temporada. E é com toureiros de risco e de emoção, como ele é, que se pode levantar a Festa. Palhinha, como carinhosamente o chamo desde a primeira hora - pela enorme admiração que tenho por ele e pelo muito que está a fazer na Festa - levantou-se, montou-se de novo e terminou a sua actuação mais dois ferros iguais.
Desde João Salgueiro que não tínhamos um toureiro assim! E Francisco Palha não é a primeira vez que põe a carne no assador e nos assusta a todos. Tem vindo a fazê-lo desde há duas temporadas e nesta de 2018 está por fim a consagrar-se como, não tenho a mínima dúvida em o afirmar, em o gritar, a grande e consolidada Figura do nosso toureio a cavalo.
Pelo caminho que está a levar e pelas actuações de um tremendo valor e de um querer do outro mundo, como a de ontem na Palha Blanco, Francisco Palha é já o grande e absoluto triunfador da temporada. Vamos vê-lo já no próximo domingo em Moura com Veigas Teixeira e no dia 19 em Lisboa com os Pinto Barreiros.

Mais logo, não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e todas as fotos de Emílio de Jesus e Maria João Mil-Homens.

Fotos Maria Mil-Homens