quinta-feira, 5 de julho de 2018

Hoje no Campo Pequeno: Morante usará a célebre montera que pertenceu a Joselito "El Gallo"

Desde a sua reaparição este ano em Jerez que Morante de la Puebla usa esta
preciosa jóia: a montera que pertenceu em seu tempo ao célebre Joselito "El Gallo"
e que esta noite vamos ver no Campo Pequeno
A sorte de capote conhecida como "Galleo del Bu", que estava em desuso há
mais de 50 anos e que Morante voltou a interpretar há dias em Leon


Morante de la Puebla, que ontem à noite chegou a Lisboa, onde hoje toureia na praça do Campo Pequeno, é um apaixonado pelas sortes antigas do toureio que estão em desuso e gosta de as resgatar.
Ainda há dias em León interpretou o famoso "Galleo del Bu" (fotos de cima), sorte de capote que há mais de meio século se não via executar numa arena - era a imagem de marca de "Frascuelo" e de Joselito "El Gallo" - e que o próprio Morante interpretou pela primeira vez  diante de uma vaca, há três anos, na Quinta do Vidigal, numa tenta na ganadaria de Joaquim Alves. E que logo à noite, quem sabe, podemos ver na arena do Campo Pequeno...
Essa paixão de Morante pela tauromaquia clássica de Joselito "El Gallo", o seu maior ídolo e a sua referência, que tanta importância dá às pernas, em oposição à tauromaquia de Belmonte, que se baseava no movimento dos braços, levou a família do lendário toureiro macareno a emprestar a Morante uma das maiores jóias do toureio: a montera de Joselito, o "Rei dos Toureiros".
Desde a sua reaparição este ano em Jerez que Morante de la Puebla utiliza tão precioso adereço - que esta noite vamos ver no Campo Pequeno.
Esta célebre montera que Joselito "El Gallo" usou até à tarde fatídica de Talavera, pertenceu depois a José Ignacio Sánchez Mejías, filho de Ignacio e Lola Ortega, sobrinho de Joselito.
José Ignacio, um toureiro poderoso e que mais tarde apoderou matadores como Curro Romero (hoje homenageado na corrida de Lisboa) e António Chenel "Antoñete" (morreu precisamente em Lima, de ataque cardíaco, quando viajava com o Maestro Chenel), era conhecido pela alcunha de "Huevo Frito" (ovo estrelado), porque sempre que paravam a repôr forças durante as viagens de praça em praça, ele pedia sempre um ovo estrelado.
Fica esta curiosidade àcerca da famosa montera que agora utiliza Morante de la Puebla e que em seu tempo pertenceu a Joselito "El Gallo" e mais tarde a José Ignacio Sánchez Mejías.
Logo à noite, Morante vai usá-la no Campo Pequeno.

Fotos D.R. e Carlos Pinto/aplausos.es