segunda-feira, 16 de julho de 2018

Setembro: Festival do Futuro na Aldeia da Luz em homenagem a Moita Flores



A empresa Casa do Toureio - Alentoiro, Lda., de Rui Gato Rodrigues, anunciou o cartel  do Festival que se vai realizar no dia 1 de Setembro na Aldeia da Luz, em que será homenageado o Dr. Francisco Moita Flores (foto ao lado), pela sua afición e pelo carinho e agradecimento que a população lhe confere.
Foi escolhido um cartel, que para muitos será apelidado de juventude, mas que, diz a empresa, "pretende ser uma lufada de ar fresco no panorama taurino nacional".
Primeiro foi escolhida a ganadaria Murteira Grave, ganadaria triunfadora das últimas temporadas, e que confere seriedade a qualquer espectáculo.
Depois os que denotam ser as maiores promessas da atualidade, António Prates (foto de cima) numa época em crescendo e que após o êxito no São Pedro em Évora merece estar neste cartel; António Núncio, o toureiro sem medo, o do risco e da emoção, que quer ser Figura; e "Juanito", o mais consagrado dos nossos novilheiros, e numa temporada em que actua nas melhores praças de Espanha, vai tourear pela segunda e provavelmente última vez em Portugal esta temporada.
Em disputa irá estar pela primeira vez o Troféu "Galeana", destinado a premiar a melhor lide e que será outorgado pelo Dr. Joaquim Grave.
Para as pegas irão estar dois valentes Grupos alentejanos, o GFA de Évora, comandados por João Pedro Oliveira, no ano em que comemoram o 55º aniversário, e o GFA da Póvoa de São Miguel, comandados por André Batista, e que também comemoram o seu 15º aniversário.
Disputam entre si o Prémio "Junta de Freguesia da Luz" para a melhor pega.
Parte da receita do Festival, será para as obras de requalificação da praça de toiros da Aldeia da Luz.

Fotos Carlos Silva e Emílio de Jesus