quinta-feira, 14 de março de 2019

Augusto Cid: morreu o "cartoonista maldito"

A tauromaquia esteve sempre presente na obra de Augusto Cid
Nos anos mais recentes, Augusto Cid revelou-se também um fantástico escultor
e, uma vez mais, o tema tauromáquico marcou as suas obras
"Eanito, El Estático", publicado em 1979 e, em baixo, os dois
livros sobre a corajosa investigação à morte de Sá Carneiro



Morreu Augusto Cid, o "cartoonista maldito", que usou sempre o tema tauromáquico nas suas obras e era um grande aficionado. Célebre, também, pela sua corajosa investigação da morte de Sá Carneiro em Camarate

Augusto Cid morreu aos 77 anos. Estava doente há alguns anos. Famoso pelos seus cartoons, que publicou em inúmeros jornais, como "O Diabo", o "O Independente" e mais recentemente no "Sol", dedicou grande parte da sua obra ao tema tauromáquico e era presença assídua, mas discreta, nas nossas praças de toiros. Chegou a editar uma colecção de postais sobre tauromaquia e o tema esteve também presente, nos anos mais recentes, na sua faceta de escultor.
"Eanito, El Estático", que publicou em 1979 quando o General Ramalho Eanes era Presidente da República, foi um dos muitos livros que deu à estampa e onde sobressaía a sua crítica inteligente e mordaz aos políticos da época. Mário Soares e Pinto Balsemão foram outras das suas "vítimas preferidas".
Augusto Cid celebrizou-se ainda e de modo particular pela sua corajosa investigação à morte de Sá Carneiro em Camarate, levada a cabo nas páginas do jornal "O Diabo" nos anos 80 e que depois imortalizou nos livros "Camarate" (1984) e "Camarate - Como, Porquê e Quem" (1987). chegando mesmo a integrar algumas das Comissões de Inquérito ao "acidente"... que deram em nada.
O velório de Augusto Cid realiza-se amanhã, sexta-feira, a partir das 17 horas na Basílica da Estrela, em Lisboa. No sábado, depois de celebrada uma missa às 10 horas, seguem-se as cerimónias fúnebres para o cemitério do Alto de São João, onde será cremado.
A toda a Família enlutada enviamos as mais sentidas condolências.
Que em paz descanse.

Fotos D.R.