segunda-feira, 18 de março de 2019

Cartaxo: interessante Colóquio sobre Forcados


Integrado no ciclo de comemorações dos 145 anos da inauguração da praça de toiros local, realizou-se no sábado à noite no Centro Cultural do Cartaxo mais um interessante Colóquio, desta vez sobre "Forcados, a identidade nacional", em que participaram duas antigas glórias da forcadagem, Simão Comenda (histórico elemento do Grupo de Montemor) e José Manuel Pires da Costa (cabo fundador do Grupo do Aposento da Moita) e Bernardo Campino (cabo dos Amadores do Cartaxo), tendo sido moderador o também antigo forcado e crítico tauromáquico João Cortesão.
Um serão interessante, com casa cheia e onde se falou da nobre arte de pegar toiros e das fiferenças de ser forcado ontem e hoje.
No próximo sábado, dia 23, tem lugar o último Colóquio do mês de Março, sobre "o toiro de lide e a sua importância", sendo intervenientes os ganaderos João Santos Andrade (proprietário da ganadaria Prudêncio e presidente da Associação de Criadores de Toiros de Lide), Joaquim Alves de Andrade (ganadarias Pinto Barreiros e São Torcato) e Jorge de Carvalho (ganadaria Jorge de Carvalho), sendo moderador o Dr. Vasco Lucas.

Foto Luis M. Pombeiro