quarta-feira, 6 de março de 2019

Funeral de César Marinho amanhã em Santarém

Em 18 de Março do ano passado, na Casa do Campino, quando foi homenageado
pela Câmara de Santarém. Na foto, com Ricardo Gonçalves, presidente da
autarquia
César Marinho numa entrega de troféus com Joaquim Bastinhas, a cuja quadrilha
pertenceu nos seus tempos de bandarilheiro; e, em baixo, com Miguel Alvarenga
e Pedro Gonçalves


O funeral de César Marinho, falecido hoje aos 84 anos, será amanhã, quinta-feira, pelas 14 horas, depois de celebrada uma missa na Capela do Cemitério dos Capuchos, em Santarém, onde ainda hoje o corpo estará em câmara ardente.
César dos Santos Marinho, que foi promissor novilheiro, consagrado bandarilheiro e director de corrida, sendo ainda mestre de muitos toureiros e destacado poeta, tendo vivido a sua paixão pela tauromaquia com um romantismo inigualável, morreu no Hospital de Santarém, onde estava internado desde Janeiro.
Nos últimos anos, foi diversas vezes homenageado. Em 2014 a Tertúlia "Quinzena" rendeu-lhe e também a Pedro Gonçalves uma grande homenagem no Hotel de Santarém e ainda no ano passado, a 18 de Março, pelas Festas de São José, foi homenageado pela Câmara de Santarém num acto que teve lugar na Casa do Campino e onde estiveram presentes vários toureiros, como Ricardo Chibanga, Joaquim Bastinhas, João Moura, José Júlio e outros.
César Marinho, figura importante da nossa Festa e grande referência da aficion de Santarém, integrou as quadrilhas de diversas figuras do toureio nacional, entre as quais Fernando de Andrade Salgueiro, Gustavo Zenkl, João Moura e Joaquim Bastinhas.
Que em paz descanse.

Fotos Emílio de Jesus e D.R.