![]() |
Em 18 de Março do ano passado, na Casa do Campino, quando foi homenageado pela Câmara de Santarém. Na foto, com Ricardo Gonçalves, presidente da autarquia |
César Marinho numa entrega de troféus com Joaquim Bastinhas, a cuja quadrilha pertenceu nos seus tempos de bandarilheiro; e, em baixo, com Miguel Alvarenga e Pedro Gonçalves |

O funeral de César Marinho, falecido hoje aos 84 anos, será amanhã, quinta-feira, pelas 14 horas, depois de celebrada uma missa na Capela do Cemitério dos Capuchos, em Santarém, onde ainda hoje o corpo estará em câmara ardente.
César dos Santos Marinho, que foi promissor novilheiro, consagrado bandarilheiro e director de corrida, sendo ainda mestre de muitos toureiros e destacado poeta, tendo vivido a sua paixão pela tauromaquia com um romantismo inigualável, morreu no Hospital de Santarém, onde estava internado desde Janeiro.
Nos últimos anos, foi diversas vezes homenageado. Em 2014 a Tertúlia "Quinzena" rendeu-lhe e também a Pedro Gonçalves uma grande homenagem no Hotel de Santarém e ainda no ano passado, a 18 de Março, pelas Festas de São José, foi homenageado pela Câmara de Santarém num acto que teve lugar na Casa do Campino e onde estiveram presentes vários toureiros, como Ricardo Chibanga, Joaquim Bastinhas, João Moura, José Júlio e outros.
César Marinho, figura importante da nossa Festa e grande referência da aficion de Santarém, integrou as quadrilhas de diversas figuras do toureio nacional, entre as quais Fernando de Andrade Salgueiro, Gustavo Zenkl, João Moura e Joaquim Bastinhas.
Que em paz descanse.
Fotos Emílio de Jesus e D.R.