sexta-feira, 8 de março de 2019

Paco Camino: lenda do toureio esgotou auditório em Villaseca de la Sagra



Paco Camino, lenda viva do toureio, esgotou ontem o Salão de Actos Municipal em Villaseca de la Sagra, onde foi homenageado nas XIX Jornadas Taurinas.
Sob o título "Paco Camino, 60 anos do Niño Sábio de Camas", esta charla-colóquio encheu por completo a sala e os presentes deliciaram-se com as palavras do Maestro, que recordou os seus tempos de ouro numa entrevista conduzida pelo jornalista Álvaro Acevedo, director da revista "Cuadernos de Tauromaquia".
"Quem quiser ser toureiro deve arrimar-se e deve estar consciente de que sacrifica a sua juventude", afirmou, criticando de seguida "as condições demasiado luxuosas com que os jovens novilheiros acorrem aos tentaderos". E disse:
"Não se pode ir a uma tenta de Mercedes...".
Recordou Diego Puerta como "o toureiro mais valente que vi na vida. A amizade que tinha com outros toureiros, esquecia-a no momento em que entrava numa praça de toiros".
Paco Camino considerou que "hoje os toureiros estão mais preparados, o que explica a maior duração das suas carreiras", acrescentando que "agora toureia-se muito bem, mas perdeu-se a necessária personalidade".
Recordou ainda que "em Sevilha sempre actuei acelerado, toda a minha temporada vivia-a em Madrid".

Fotos D.R.