Esta temporada não se realizará nenhuma corrida em Maio no Coliseu de Elvas, antes se efectuando duas (mini-feira) em Setembro pela tradicional Feira de São Mateus - numa grande homenagem à memória do Maestro Joaquim Bastinhas.
Se houver entretanto bom senso por parte da Câmara e ao Coliseu for dado o nome de Joaquim Bastinhas, como é pretensão de muitos aficionados locais, esse será mais um motivo marcante para enaltecer nessa ocasião a memória do saudoso cavaleiro e há ainda a intenção de erguer frente ao Coliseu um monumento em sua homenagem, que poderia vir a ser inaugurado em Setembro.
Embora ainda sem confirmação oficial, na primeira corrida, no sábado, 21 de Setembro, poderá Marcos Bastinhas encerrar-se com seis toiros de seis ganadarias prestigiadas, rendendo desta forma uma siginifcativa homenagem à memória de seu pai.
A segunda corrida, na sexta-feira, 27 (ou sábado, 28) terá um cartel de seis cavaleiros: com Marcos Bastinhas poderão alternar cinco veteranos da época do Maestro Joaquim Bastinhas, provavelmente João Moura, Paulo Caetano, António Telles, Rui Salvador e José Luis Cochicho.
Este é, para já, o grande e aliciante projecto que Marcos Bastinhas e a equipa que o rodeia pretendem levar a efeito para prestar a homenagem que em Elvas se impõe a Joaquim Bastinhas.
Fotos Maria Mil-Homens e Luis Azevedo/Estúdio Z