quarta-feira, 15 de maio de 2019

Coudelaria de Pablo Hermoso bate recorde nas arenas



Um estudo elaborado pela Associação Portuguesa do Cavalo Puro Sangue Lusitano sobre todos os cavalos que em 2018 actuaram na praça de toiros do Campo Pequeno, em Lisboa, concluindo que o ferro da coudelaria de Pablo Hermoso de Mendoza foi aquele que mais vezes ali esteve representado: em catorze actuações de cavaleiros, oito utilizaram montadas com este ferro.
Cinco deles foram exibidos em Lisboa pelo seu próprio criador, que em duas noite actuou com Alquimista, Barrabas, Berlin, Disparate e Extraño. Os outros foram Caviar com João Moura Júnior, Chinelito com Ana Batista e Guardiola com João Telles.
A coudelaria de Pablo Hermoso de Mendoza - rejoneador que amanhã se apresenta no Campo Pequeno - está à cabeça no que respeita a números de cavalos que pisam as arenas tanto nas Américas como na Europa. Além dos acima referidos, cerca de trinta outros equinos fazem parte das quadras de outros cavaleiros e rejoneadores. Referimos de seguida uma lista de cavalos nascidos em Zarapuz, a finca de Pablo Hermoso de Mendoza:
Em Portugal: Caviar de Moura Júnior; Chinelito de Ana Batista; Guardiola de João Telles; Egípcio, Esencial e um filho de Van Gogh na quadra de Manuel Telles Bastos; e Fago de João Salgueiro da Costa.
Em Espanha: Gitano (filho de Ícaro) de Diego Ventura; Ranchero e Farruco de Roberto Armendáriz; Panamá de Juan Manuel Munera; dois filhos de Dali e de Machado na quadra de Mário Pérez Langa; e Cezane na quadra de Óscar Mota.
No México: Gaudi, Gallito, Antoñete e Villa na quadra de Sebastián Torre; Gallito, Farruco e Anibal na de Santiago Zendejas; Farsante, Príncipe, Nortenho e um filho de Chanel na quadra de Félix Cantú; Curro de Luis Pimentel; Torete de Tarik Othon; e Templário na quadra de Mónica Serrano.
Além destes, refira-se ainda o cavalo Bojilla, que se encontra na Califórnia na quadra de George Martins, um dos cavalos utilizados pelos cavaleiros portugueses quando ali actuam.
Outros cavalos com o ferro de Pablo Hermoso de Mendoza estão actualmente a brilhar também em competições de Dressage, casos de Silveti e Guru, ambos com Daniela Madrazo e mais recentemente Beluga com Maurício Lebrija, Impaciente com José António García Mena e também Alquimista com Paula Hermoso de Mendoza, filha de Pablo.
A todos os cavalos referidos, juntam-se, obviamente, aqueles que actualmente toureiam sob as ordens de Pablo Hermoso e de seu filho Guillermo, entre os quais Jibaro, Januca, Brindis, Donatelli, Corsario, Indico, Judio, Sherpa, Agora, Napoleon, Disparate, Berlin, Extraño e Barrabas, para mencionar apenas os mais importantes.

Fotos Juan Andrés H. Mendoza/Farpas