Um estudo elaborado pela Associação Portuguesa do Cavalo Puro Sangue Lusitano sobre todos os cavalos que em 2018 actuaram na praça de toiros do Campo Pequeno, em Lisboa, concluindo que o ferro da coudelaria de Pablo Hermoso de Mendoza foi aquele que mais vezes ali esteve representado: em catorze actuações de cavaleiros, oito utilizaram montadas com este ferro.
Cinco deles foram exibidos em Lisboa pelo seu próprio criador, que em duas noite actuou com Alquimista, Barrabas, Berlin, Disparate e Extraño. Os outros foram Caviar com João Moura Júnior, Chinelito com Ana Batista e Guardiola com João Telles.
A coudelaria de Pablo Hermoso de Mendoza - rejoneador que amanhã se apresenta no Campo Pequeno - está à cabeça no que respeita a números de cavalos que pisam as arenas tanto nas Américas como na Europa. Além dos acima referidos, cerca de trinta outros equinos fazem parte das quadras de outros cavaleiros e rejoneadores. Referimos de seguida uma lista de cavalos nascidos em Zarapuz, a finca de Pablo Hermoso de Mendoza:
Em Portugal: Caviar de Moura Júnior; Chinelito de Ana Batista; Guardiola de João Telles; Egípcio, Esencial e um filho de Van Gogh na quadra de Manuel Telles Bastos; e Fago de João Salgueiro da Costa.
Em Espanha: Gitano (filho de Ícaro) de Diego Ventura; Ranchero e Farruco de Roberto Armendáriz; Panamá de Juan Manuel Munera; dois filhos de Dali e de Machado na quadra de Mário Pérez Langa; e Cezane na quadra de Óscar Mota.
No México: Gaudi, Gallito, Antoñete e Villa na quadra de Sebastián Torre; Gallito, Farruco e Anibal na de Santiago Zendejas; Farsante, Príncipe, Nortenho e um filho de Chanel na quadra de Félix Cantú; Curro de Luis Pimentel; Torete de Tarik Othon; e Templário na quadra de Mónica Serrano.
Além destes, refira-se ainda o cavalo Bojilla, que se encontra na Califórnia na quadra de George Martins, um dos cavalos utilizados pelos cavaleiros portugueses quando ali actuam.
Outros cavalos com o ferro de Pablo Hermoso de Mendoza estão actualmente a brilhar também em competições de Dressage, casos de Silveti e Guru, ambos com Daniela Madrazo e mais recentemente Beluga com Maurício Lebrija, Impaciente com José António García Mena e também Alquimista com Paula Hermoso de Mendoza, filha de Pablo.
A todos os cavalos referidos, juntam-se, obviamente, aqueles que actualmente toureiam sob as ordens de Pablo Hermoso e de seu filho Guillermo, entre os quais Jibaro, Januca, Brindis, Donatelli, Corsario, Indico, Judio, Sherpa, Agora, Napoleon, Disparate, Berlin, Extraño e Barrabas, para mencionar apenas os mais importantes.
Fotos Juan Andrés H. Mendoza/Farpas