domingo, 19 de maio de 2019

Grande novilhada em Lisboa: aficion preferiu a bola e não foi apoiar o futuro!

Mara Pimenta teve uma lide emotiva e com ferros de valor frente ao bom
novilho da Romão Tenório
Triunfo de valor de Soraia Costa com um bom novilho de Passanha. A jovem
toureira nortenha repetiu os êxitos dos dois anos anteriores
Exigia o novilho de António Silva e Joaquim Brito Paes lidou-o com primor
e desenvoltura na primeira vez em que toureou de casaca
Atitude, raça e sobriedade foi o que Leonardo Passareira demonstrou ontem
na sua auspiciosa estreia em Lisboa, frente a um magnífico novilho de Grave
Filipe Martinho teve também uma lide brilhante ontem no Campo Pequeno com
um bom novilho de Varela Crujo
Duarte Silva é um toureiro poderoso e de muita raça. O novilho de Calejo
Pires foi fantástico. E Vila Franca tem um novo toureiro!
João Airoso fez jus ao nome e pegou airosamente, à segunda, o primeiro
novilho da noite, só não ficando à primeira por falta de ajudas
A seunda pega, por João Galhofas, à primeira e, na foto de baixo, a terceira,
consumada à primeira por Filipe Lucas


Bons novilhos, bons toureiros. O futuro passou ontem pela arena do Campo Pequeno. A novilhada foi um êxito e merecia praça cheia para apoiar a juventude. Mas a aficion portuguesa, às vezes, brinca com coisas sérias. E ontem ficou em casa... se calhar, a ver a bola!

Miguel Alvarenga - Foi pena que o público aficionado (pergunto: ainda há aficionados a sério?) não tivesse ontem marcado uma posição de força e enchesse o Campo Pequeno para manifestar apoio ao futuro. Depois queixem-se de que o socialista Medina quer acabar com as touradas em Lisboa, depois queixem-se de que o PAN. só com um deputado, tem mais força que os ditos aficionados todos juntos. Um dia, pode ser tarde demais...
O futuro da Festa e os jovens toureiros que ontem manifestaram todo o seu valor na arena do Campo Pequeno mereciam ter tido uma muito maior falange de aficionados a apoiá-los e não apenas aquele envergonhadinho quarto de casa que ontem não chegou a alegrar as bancadas da primeira praça do país...
O cartel estava muito bem montado, a empresa deu a oportunidade a quem, na realidade, a merecia. Ficámos a saber que o toureio a cavalo tem novos valores para garantir a sua continuidade. Aliás, já o sabíamos, mas ontem tivemos a confirmação. E os jovens novilheiros reafirmaram também que se um dia as empresas quiserem, o toureio a pé tem toureiros de sobra para voltar a fazer viver o fulgor e a euforia de outros tempos.
Lidaram-se a cavalos, por esta ordem, novilhos-toiros das ganadarias Romão Tenório, Passanha e Dr. António Silva, a cavalo e, a pé, de Murteira Grave, Varela Crujo e Calejo Pires. Nota alta para todos, não houve um novilho mau, mas muito em particular para os de Murteira Grave e Calejo Pires, cujos representantes foram premiados com merecidas voltas à arena.
Mara Pimenta está de volta e lidou com emoção e arrojo o bom novilho de Romão Tenório, demonstrando raça e valor. Soraia Costa "apenas" confirmou em Lisboa o que já dissera nos dois anos anteriores, empolgando com uma lide de muito mérito ao novilho de Passanha, de excelente qualidade. Joaquim Brito Paes, que toureava pela primeira vez de casaca, brilhou "a toda a prova" com um novilho exigente de António Silva, executando boa brega, lidando e cravando como mandam as regras.
Pegaram os Forcados Amadores de Alter por intermédio de João Airoso (à segunda), João Galhofas (à primeira) e Filipe Lucas (à primeira, na melhor pega da noite), nem sempre o grupo estando bem nas ajudas.
Houve raça, afirmação e atitude, a par de um valor desmedido, nas actuações dos três jovens novilheiros.
Leonardo Passareira, jovem toureiro de Nave de Haver, aluno da Escola de Salamanca, demonstrou estar placeado e avançado. É um toureiro sóbrio e sereno, sem espalhafatos, um toureiro de bom gosto e de arte. Fantástico e artista com o capote, desenhou com a muleta uma faena profunda e templada ao maravilhoso novilho de Grave, aplaudido quando era recolhido. Estreia auspiciosa deste jovem toureiro na capital, a pedir que lhe concedam mais oportunidades para reafirmar o imenso valor que tem.
Filipe Martinho, aluno do matador "Procuna" na Escola de Moita, é um toureiro arrojado e transpira valor e garra por todos os poros. Bonito no tércio de capote, poderoso com as bandarilhas, evidenciou ofício e vontade com a muleta e não virou a cara mesmo depois de sofrer uma violenta colhida. O novilho de Varela Crujo teve qualidade e o toureiro tem valor para chegar longe.
Duarte Silva, a nova estrela da Escola de Vila Franca, aluno do Maestro Vitor Mendes, chegava a Lisboa laureado por uma saída em ombros da "Palha Blanco" e pelo corte de uma orelha, esta semana, no seu debute em Espanha. Havia expectativa para o ver. O novilho de Calejo Pires saíu de maravilha, a confirmar o grande momento da ganadaria e o jovem Duarte entendeu-o do princípio ao fim. Entrega e oficío com o capote, um poder "do outro mundo" com as bandarilhas e depois, uma variada e também poderosa faena de muleta, a provar que era verdade o que diziam dele: Vila Franca, terra de bons matadores-bandarilheiros, tem um novo toureiro de valor!
Os três voltam a tourear na novilhada do próximo sábado na Moita - e agora ninguém os vai querer perder!
Destaque, a lidar, para o bandarilheiro João Ferreira - um fenómeno.
A novilhada foi muito bem dirigida por João Cantinho, que esteve assessorado pelo médico veterinário Dr. Jorge Moreira da Silva.
Foi tudo bom demais. A novilhada foi um sucesso. Foi só pena que a dita aficion - sobretudo aquela que tanto se bate em defesa do toureio a pé - tenha ontem faltado à chamada, se calhar mais interessada pela bola, faltando, quando devia ter estado, a apoiar o futuro e a responder às atoardas anti-taurinas com uma bem precisa manifestação de força.
Assim, podem dizer muita coisa, mas não vamos longe, não vamos não senhor...

Fotos Frederico Henriques/@Campo Pequeno