segunda-feira, 20 de maio de 2019

Grave e Núncio ganham 60º Concurso de Ganadarias de Évora

Évora foi ontem praça cheia (três quartos fortes) para assistir ao 60º Concurso
de Ganadarias. Em baixo, os toiros vencedores: Murteira Grave (bravura) e
Branco Núncio (apresentação), ambos lidados por Luis Rouxinol


Os toiro de Murteira Grave, lidado em terceiro lugar por Luis Rouxinol (foto de cima) e o de Branco Núncio, lidado em sexto também por Rouxinol (foto ao lado), ganharam ontem em Évora, na 60ª edição do tradicional Concurso de Ganadarias, respectivamente, os prémios de bravura e de apresentação.
O público, que preencheu três quartos fortes das bancadas, aplaudiu a atribuição do troféu de apresentação ao toiro de Núncio, um toiro sério e exigente que era uma verdadeira estampa; e houve divisão de opiniões e muitos assobios para a atribuição do prémio de bravura ao toiro de Murteira Grave, tendo o próprio ganadero Dr. Joaquim Grave manifestado a sua surpresa pela vitória. O toiro de Grave teve enorme emoção na entrada, bom comportamento durante a lide, mas no entender de muitos aficionados seria ontem a "terceira escolha", face à bravura evidenciada pelos toiros de Veiga Teixeira e de Passanha.
Ninguém entendeu o crítério dos membros do júri (ao que nos disseram, composto por elementos da Tertúlia Tauromáquica Eborense), que se presume ter tido mais a ver com "política" do que propriamente com justiça. A ganadaria Murteira Grave não pisava a arena de Évora há cinco anos e no São Pedro (29 de Junho) regressa em força com uma corrida completa a comemorar o seu 75º aniversário. E por isso...
Na corrida de ontem sofreu uma cornada, apesar de o toiro estar obviamente embolado, um cavalo de António Ribeiro Telles. O incidente ocorreu quando António lidava o primeiro toiro, de Veiga Teixeira e o cavalo foi de imediato socorrido nas cavalariças pelo médico veterinário Dr. Francisco Santa Bárbara, estando já a recuperar favoravelmente.
António Telles protagonizou duas lides brilhantes nos toiros de Veiga Teixeira e de Passanha, os melhores deste concurso; Rui Salvador rubricou uma grande actuação no toiro de Fernandes de Castro e esteve depois acertado no de Pinto Barreiros, que lhe deu poucas opções; e Luis Rouxinol alcançou mais dois êxitos memoráveis nos toiros vencedores de Grave e de Núncio.
Pegas enormes e emotivas dos grupos de Montemor e de Évora. Por Montemor foram caras Francisco Borges, logo à primeira, a dobrar Bernardo Dentinho, que após duas tentativas recolheu à enfermaria e depois ao hospital, tendo sofrido uma lesão toráxica; Manuel Ramalho num grande pegão à segunda; e Vasco Carolino, com valor e decisão, à primeira. Por Évora, pegaram Miguel Direito à primeira; José Maria Caeiro numa grande pega à segunda; e Ricardo Sousa, muito bem, à primeira.

Mais logo, não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e todas as fotos da corrida de ontem.

Fotos M. Alvarenga