terça-feira, 7 de maio de 2019

Montijo, Moura e Salvaterra: 3 grandes corridas no próximo fim-de-semana




Três grandes corridas de toiros se anunciam paea o próximo fim-de-semana, altura em que o tempo vai estar bom e a temperatura subir.
Na Monumental do Montijo, no sábado, 11, às 17 horas, arranca mais uma grande temporada com a 1ª Corrida do Ex-Combatente Fuzileiro em que se vão lidar seis imponentes toiros da ganadaria Fernandes de Castro, actuando os cavaleiros Duarte Pinto, Luis Rouxinol Jr. e o praticante António Prates, depois do seu grande triunfo no domingo em Vila Franca. Nas pegas, disputando o troféu que tem o nome do ex-fuzileiro e antigo forcado montijense José Coisinhas, vão estar os grupos do Ribatejo, da Tertúlia do Montijo e do Montijo.
Também no sábado e à mesma hora, na praça alentejana de Moura, o empresário Rafael Vilhais dá início à sua temporada com a 2ª Corrida dos Produtores de Azeite do Alentejo, um confronto de ganadarias em que se lidarão três toiros do Dr. António Silva e três de Canas Vigouroux, estando em disputa o prémio "Dr. Alberto Fernandes" para melhor. A cavalo, também disputando um troféu que homenageia a memória do Maestro Joaquim Bastinhas e vai premiar o melhor par de bandarilhas, actuam Luis Rouxinol, Filipe Gonçalves e Marcos Bastinhas. Pegam os grupos de forcados de São Manços, Real de Moura e Beja (concurso de pegas).
No domingo, 12, às 17 horas, Rafael Vilhais promove a 4ª Corrida dos Agricultores de Tomate do Ribatejo em Salvaterra de Magos, com um importante concurso de ganadarias numa data que este empresário já impôs no calendário taurino nacional. Lidam-se toiros de Veiga Teixeira, Dr. António Silva, Vale Sorraia, Vinhas, Fernandes de Castro e Fernando Palha e actuam os cavaleiros António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol e Francisco Palha, estando as pegas a cargo dos grupos de forcados de Santarém e de Coruche. Homenageia-se nesta corrida a memória da ilustre ganadera e actriz Dª Maria Teresa Ramalho (Tareka).