Maria Teresa Ramalho (Tareka) com seu marido, o ganadero João Ramalho. Memória da saudosa ganadera e actriz vai ser homenageada no próximo domingo na grande corrida de Salvaterra de Magos |

Rafael Vilhais, hoje em dia um dos grandes pilares da actividade empresarial taurina em Portugal, inicia a sua temporada com corridas no próximo fim-de-semana em Moura (sábado) e Salvaterra de Magos (domingo).
Com o tempo a melhorar já a partir de amanhã e previsões de temperatura acima dos 30 graus, a praça alentejana de Moura, a que o saudoso Alfredo Ovelha, quando a geriu, denominou como "a das janelas floridas", recebe na tarde do próximo sábado, 11 de Maio, a 2ª Corrida dos Produtores de Azeite do Alentejo, que põe em confronto as prestigiadas ganadarias do Dr. António Silva e de Canas Vigouroux (três toiros de cada) diputando o troféu "Dr. Alberto Fernandes".
Nas lides a cavalo, três cavaleiros-bandarilheiros, Luis Rouxinol, Filipe Gonçalves e Marcos Tenório Bastinhas, disputando um troféu para o melhor par de bandarilhas com o nome do Maestro Joaquim Bastinhas, em homenagem à memória do grande e saudoso cavaleiro.
Disputando também um troféu para a melhor pega, estarão em praça os grupos de forcados Amadores de São Manços, Real Grupo de Moura e Amadores de Beja naquela quu será a terceira grande competição que protagonizam, depois das corridas em que já pegaram juntos em São Manços e em Beja.
No domingo, na praça de Salvaterra de Magos, que Rafael Vilhais recolocou no mapa da tauromaquia nacional, devolvendo-lhe o prestígio e o carisma de outros tempos, terá lugar o tradicional concurso de ganadarias na 4ª Corrida dos Agricultores de Tomate do Ribatejo, em que se vai homenagear a memória de Dª Maria Teresa Ramalho (Tareka), saudosa ganadera e actriz, organizadora nesta praça nos anos 60 dos famosos festivais taurinos a favor do Movimento Nacional Feminino em que actuaram as maiores figuras da época de Portugal e Espanha.
Frente a imponentes toiros das afamadas ganadarias Veiga Teixeira, Dr. António Silva, Vale Sorraia, Vinhas, Fernandes de Castro e Fernando Palha (que disputam os prémios de bravura e apresentação), estarão em praça os cavaleiros António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol e Francisco Palha e os grupos de forcados Amadores de Santarém e Amadores de Coruche.
Um início em grande de temporada para o empresário Rafael Vilhais.
Fotos Emílio de Jesus