domingo, 19 de maio de 2019

O divórcio, uma morte e a lesão no braço terão motivado a depressão do matador António Ferrera

O momento em que os Bombeiros resgatavam o famoso matador das águas do
rio Guadiana, em Badajoz, na última terça-feira
Ferrera está anunciado para três tardes em Junho na Isidrada de Madrid
António Ferrera é um dos maiores executantes do tércio de bandarilhas. Na foto
de baixo, em Novembro de 2017, no dia do casamento com Maria del Mar Romero,
de quem entretanto se separou

O divórcio, a morte do seu mestre José Maria Manzanares e a lesão no braço que sofreu há poucos anos, e de que entretanto recuperou, terão estado na origem da depressão que levou o matador de toiros espanhol António Ferrera, na última semana, a atirar-se de uma ponte ao rio Guadiana, em Badajoz - avança o jornal "El Español" no seu site.
Nascido em Villafranco del Guadiana, filho de um guarda civil, Ferrera deu os primeiros passos na arte do toureio com o falecido Maestro José Maria Manzanares (pai do matador com o mesmo nome e do rejoneador Manuel Manzanares) na finca deste em Cáceres.
Os primeiros tempos de toureiro de Antoñito Ferrera, como lhe chamavam, passaram também por Portugal, onde desfruta ainda hoje de enorme popularidade e tem muitos amigos.
O famoso toureiro, que foi há alguns anos apoderado por Rui Bento, casou em Novembro de 2017 (foto ao lado) com Maria del Mar Romero, na Igreja de Nuestra Señora del Socorro, em Mérida, mas entretanto divorciou-se.
A separação, a morte de Manzanares e a lesão que há três anos sofreu num braço e o manteve algum tempo afastado das arenas, terão contribuído decisivamente, adianta o jornal espanhol, para o momento depressivo por que António Ferrera estava a passar.
Na passada terça-feira, às sete da manhã, o toureiro precipitou-se da Ponte da Autonomia, em Badajoz, também conhecida pela Ponte das Três Cabeças por uma escultura existente numa das suas margens. Atirou-se de uma altura de 15 metros para o rio Guadiana. Várias pessoas que presenciaram a cena alertaram de imediato as autoridades e António Ferrera foi socorrido e retirado do rio por uma equipa de Bombeiros numa lancha.
Em momento algum, acrescenta o jornal, o toureiro perdeu a consciência. Sofreu uma hipotermia e apresentava sintomas de grande depressão quando foi resgatado do Guadiana, sendo transportado ao Hospital Universitário de Badajoz, onde ainda se encontra a recuperar.
António Ferrera, que já actuara na Feira de Sevilha, está anunciado para três tardes na Feira de Santo Isidro, em Madrid, a 1 de Junho na corrida de Zalduendo, a 6 do mesmo mês com a de El Puerto de San Lorenzo e a 8 com a de Alcurrucén, desconhecendo-se ainda se vai ou não tourear.

Fotos elespanol.com e D.R.