segunda-feira, 6 de maio de 2019

Vila Franca: a tarde em que Prates explodiu!

António Prates teve ontem uma tarde memorável em Vila Franca
Francisco Palha saltou à arena e serenou o cavalo
O susto vivido ontem por Duarte Pinto quando no final da sua primeira actuação
o cavalo escorregou e o toiro Palha investiu sobre a dupla. Felizmente, não teve
consequências de maior. Em baixo, Duarte com seu pai, Emídio Pinto


António Prates explodiu de uma vez por todas ontem em Vila Franca de Xira e foi, indicutivelmente, o grande triunfador da tarde com duas lides fantásticas e acima da média aos toiros de Dolores Aguirre (um comboio com 670 quilos!) e de Pinto Barreiros, vencedor do prémio bravura. O jovem cavaleiro consagrou-se ontem como um caso - estatuto a que vinha apontando, com firmeza e solidez, há já três temporadas. Toma a alternativa a 22 de Junho em Alcochete e no próximo sávado vai estar na Monumental do Montijo, frente aos toiros de Fernandes de Castro, na 1ª Corrida do Ex-Combatente Fuzileiro. Rui Bento assistiu ontem ao seu memorável triunfo na "Palha Blanco" e por certo que também não deixará de o incluir esta temporada no Abono lisboeta.
Duarte Pinto alcançou ontem também, sobretudo no seu primeiro toiro, duro, exigente e a pedir contas, da ganadaria Palha, um grande êxito em Vila Franca. Sofreu uma aparatosa queda por o cavalo ter escorregado já na fase final da primeira lide, um susto que podia ter tido consequências muito graves, mas de que felizmente o toureiro e o cavalo sairam ilesos.  Duarte lidou ontem dois sérios toiros de Palha, o que lhe tocou em sorteio (primeiro do seu lote) e o sobrero que substituiu o de Miura, mandado recolher depois de alguns assobios por eventual lesão locomotiva.
Filipe Gonçalves esteve ontem irregular nas lides dos toiros de Saltillo e de António Silva. Apesar de alguns ferros de muito boa nota, alternou o bom com o mau, não teve música nem deu voltas à arena e o público vilafranquense não esteve decididamente com ele.
Grandes pegas dos grupos de forcados Amadores de Lisboa (Duarte Mira à primeira, João Varanda à segunda e Vitor Epifânio à segunda, numa pega enorme) e Amadores de Vila Franca (o cabo Vasco Pereira num pegão à primeira, David Moreira à segunda e Pedro Silva também à segunda).
O concurso de ganadarias foi ganho pelos toiros do Dr. António Silva (apresentação) e Pinto Barreiros (bravura), sem protestos do público pela decisão do júri, muito embora os dois toiros de Palha, tanto o primeiro, como o sobrero lidados por Duarte Pinto, terem sido bravos e imposto imensa emoção.
Corrida bem dirigida por Tiago Tavares, que esteve ontem assessorado pelo médico veterinário Dr. Jorge Moreira da Silva.

Mais logo não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e a grande reportagem fotográfica de Mónica Mendes.

Fotos M. Alvarenga