"Palha Blanco" cheia ontem |
A majestade do rei António numa tarde das que se não esquecem |
Francisco Palha voltou a pisar a linha de fogo |
Duas faenas de muito mérito de António João Ferreira |
Tarde dura, mas grande, dos Forcados Amadores de Vila Franca, com quatro grandes e aplaudidas pegas, três à terceira e uma à primeira. Em baixo, o ganadero Joaquim Alves de Andrade |
Nem bravos, nem mansos. Exigentes, a pedir contas, muito sérios, com imensa transmissão e a causar calafrios nas bancadas e na arena. Os toiros da ganadaria São Torcato, de Joaquim Alves de Andrade (na foto ao lado), que na véspera tinham causado uma noite de verdadeira tragédia em Coruche, impuseram respeito ontem em Vila Franca e o público - e os artistas - não teve um minuto de sossego, sempre pendente da emoção e do risco que se corria na arena. São corridas desta seriedade que põem a Festa no seu lugar.
António Ribeiro Telles viveu ontem uma tarde de triunfo inesquecível com duas lides de tremenda a ousada maestria, tendo sido premiado no seu segundo toiro com duas mais que merecidas voltas à arena.
Francisco Palha voltou a pisar a linha de fogo, como sempre e foi protagonista de duas lides de grande valor, melhor a primeira, mais irregular a segunda, pelo que recusou dar a volta à arena. Mas esteve lá e pôs a carne no assador - eternamente grande!
António João Ferreira enfrentou dois ossos duríssimos de roer e as suas duas faenas foram de um mérito sem fim. No terceiro toiro da tarde, entregou-se e tirou água onde não a havia. No segundo realizou uma faena de muito esforço e grande entrega, arriscando, arrimando-se que nem um leão.
Valentes pares de bandarilhas de Tiago Santos e João Oliveira no primeiro toiro de Ferreira, dois incríveis de João Ferreira no último toiro e ainda outro de João Oliveira muito bom.
Tarde dura, mas também de imenso mérito e valor, dos Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, com pegas a cargo de David Moreira (primeiro toiro), Pedro Silva (segundo toiro da tarde) e Guilherme Dotti (quinto toiro), os três à terceira tentativa; e de Rui Godinho (quarto toiro da ordem) à primeira. No quarto toiro, o rabejador Carlos Silva deu aplaudida volta à arena com Telles e Rui Godinho e no último o primeiro ajuda Diogo Grilo também acompanhou Dotti na volta, merecidamente.
Presidida por Alberto Mesquita, o aficionado presidente da autarquia vilafranquense, a corrida foi muito bem dirigida pela nova directora Lara Gregório de Oliveira (uma verdadeira prova de fogo numa praça "difícil", em que passou com louvor e distinção), assessorada pelo médico veterinário Dr. Jorge Moreira da Silva.
A praça registou uma enchente de três quartos fortes. O empresário Ricardo Levesinho ganhou a aposta e voltou a dignificar a "Palha Blanco" nas suas históricas festas do Colete Encarnado.
Mais logo, não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e todas as fotos de Mónica Mendes.
Fotos M. Alvarenga