quinta-feira, 18 de julho de 2019

Cabos dos dois grupos de forcados falam da competição deste sábado em Évora

João Pedro Oliveira, cabo dos Amadores de Évora
Joçao Fortunato, cabo dos Amadores de São Manços

João Pedro Oliveira e João Fortunato, cabos dos grupos de forcados amadores de Évora e de São Manços, falam da competição que este sábado uma vez mais vão travar na praça de Évora

Os grupos de forcados alentejanos de Évora e de São Manços voltam a confrontar-se e a viver a eterna e sã rivalidade de há anos na corrida que no próximo sábado, dia 20 (21h30) se vai realizar na praça de toiros de Évora e onde se homenageia a memória de Joaquim Bastinhas e se apresenta em Portugal o jovem rejoneador Guillermo Hermoso de Mendoza ao lado de seu pai, Pablo Hermoso e de Marcos Bastinhas, na lide de toiros da triunfadora ganadaria Passanha.
Para João Pedro Oliveira, no próximo sábado em Évora "será virada mais uma página de história, onde vamos ter o privilégio e a honra de dizer que vamos estar presentes numa noite que marcará a Tauromaquia portuguesa. Em primeiro lugar, a justa e bonita homenagem a uma figura ímpar da Festa e grande amigo do grupo, o Maestro Joaquim Bastinhas. Em segundo, porque caberá ao Grupo de Évora pegar o primeiro toiro do Guillermo Hermoso de Mendoza, em Portugal. Com toda esta responsabilidade cabe-nos não defraudar e estar ao nosso melhor nível. Os grandes grupos são feitos de momentos históricos, por isso são referências".
João Fortunato, por seu turno, considera que "é um prazer pegar em Évora, capital do forcado amador. É uma corrida de enorme responsabilidade, não só pela componente emocional que lhe está associada, mas também pelo facto de se tratar de um cartel de figuras primeiras da tauromaquia mundial; frente a toiros da ganadaria Passanha. Tudo somado, acredito estarem reunidos todos os ingredientes para uma grande noite de toiros, cartel atractivo, homenagem ao Maestro Bastinhas, e para nós o sempre especial regresso à praça de Évora. Que o público esgote Évora dia 20, e saibamos mais uma vez mostrar a força da festa de toiros”.

Fotos M. Alvarenga