D. Duarte Pio, Duque de Bragança, confirmou já a sua presença na próxima sexta-feira, dia 26, na praça de toiros de Salvaterra de Magos, onde se vai realizar a XVI Tourada Real com um cartel de máxima qualidade integrado pelos cavaleiros Ana Batista, Diego Ventura e Francisco Palha e pelos grupos de forcados amadores de Vila Franca de Xira e de Alcochete, que enfrentarão seis toiros da ganadaria Alves Inácio.
Em declarações a Rui Lavrador no site infocul.pt, D. Duarte Pio abordou a polémica questão do sim ou não às touradas. Disse:
"Há por um lado um certo desprezo para com a cultura tauromáquica e esse desprezo manifesta-se de várias maneiras. A meia dúzia de pessoas que são contra as touradas, também são contra a família, são contra a cultura portuguesa, são contra o facto de haver uma tradição em Portugal. Claro que há pessoas, que eu compreendo, que por motivos afectivos, sentimentais, ficam chocados com alguns aspectos da tourada, compreendo e respeito esses sentimentos. Por outro lado há outros aspectos também muito chocantes, como a criação de galinhas em cativeiro, criação de porcos para a abate… Se formos a ver há imensos aspectos da nossa vida que são um bocado chocantes, dentro desses a tourada talvez é a menos chocante, porque é aquela onde se trata o animal com alguma dignidade”.
Na foto ao lado, D. Duarte Pio com o empresário Rafael Vilhais em 2017 em Salvaterra, aquando da realização da última Tourada Real.
Foto Maria Mil-Homens