quarta-feira, 17 de julho de 2019

Luis Branquinho: uma forma diferente de publicitar a Festa

Luis Branquinho veio do Montijo a Lisboa (de barco) na sua scooter, a promover
a corrida do próximo dia 26 em Salvaterra de Magos
Luis Branquinho esta manhã na Pastelaria Londres no Campo Pequeno, com
Francisco Costa Montezo


Na sua scooter eléctrica, com que se movimenta desde que lhe foi diagnostico um problema de saúde que lhe afecta as pernas, o famoso e recordado forcado montijense João Luis Branquinho, conhecido no meio taurino por Luis da Branquinha, publicita agora as corridas de toiros (neste momento, a do próximo dia 26 em Salvaterra de Magos) pelas ruas do Montijo... mas não só.
Esta manhã veio da sua cidade a Lisboa e percorreu as ruas da capital, desde o Cais do Sodré, onde chegou de barco, até ao Campo Pequeno, onde almoçámos na companhia de Francisco Costa Montezo, outra glória da forcadagem montijense e antigo cabo dos Forcados Amadores Lusitanos.
"Já que me descolo na minha scooter, aproveito e faço publicidade para as empresas que contratam os meus serviços", explica Luis Branquinho. Nas costas, o cartaz da corrida. Na frente, um megafone onde publicita o cartel, com pasodobles e tudo!
"Parecendo que não, é uma forma distinta de promover as corridas e a verdade é que isto dá mais nas vistas e chama mais as atenções do que as tradicionais carrinhas. Da Baixa ao Campo Pequeno não calculam as pessoas que me abordavam e que paravam para falar comigo!", conta.
Luis Branquinho foi toureiro cómico no antigo grupo "El Gran Totó" de Jaime Amante - e depois, valoroso forcado dos Amadores do Montijo, dos Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo (de que chegou a ser cabo e onde terminou há uns anos a sua carreira de forcado amador) e também dos Amadores de Beja, grupo em que esteve nove temporadas no tempo em que era cabo João Caixinha.
"Peguei um toiro na corrida de inauguração da Monumental de Albufeira e uma noite no Campo Pequeno brindei uma pega à jornalista Vera Lagoa", são apenas algumas das muitas recordações que Branquinho guarda da sua carreira intensa e valorosa como forcado nas arenas deste país. O resto fica para um dia - numa grande entrevista de vida a um homem que foi grande neste mundo dos toiros.

Fotos M. Alvarenga