domingo, 7 de julho de 2019

Noite trágica ontem na Monumental de Coruche

Ana Batista e João Moura Jr. (ambos à direita, na foto), acabaram ontem no
Hospital de Santarém, depois de sofrerem violentas colhidas na corrida nocturna
que se celebrou em Coruche em homenagem a Manuel Badajoz. Manuel Telles
Bastos (primeiro da esquerda) obteve um notável triunfo e Luis Rouxinol
também teve uma lide de êxito
O matador Nuno Casquinha e o novilheiro Diogo Peseiro actuaram ontem
com sucesso, mas também com alguns sustos, na trágica corrida de Coruche
Momentos dramáticos da aparatosa colhida da cavaleira Ana Batista ontem
em Coruche. Felizmente, a popular toureira não sofreu lesões de maior gravidade
e o seu apoderado José Luis Gomes informa que actuará na próxima 5ª feira no
Campo Pequeno, onde é cabeça de cartaz da corrida de homenagem à Região
Autónoma dos Açores
Luis Fera, valoroso e veterano forcado do Grupo do Aposento da Moita, veio
de helicóptero para o Hospital de S. José, em Lisboa, onde foi induzido em coma.
O seu estado é estável, dentro da gravidade e as próximas 48 horas serão
decisivas para avaliar as verdadeiras extensões das lesões que sofreu, diz-nos
o cabo Leonardo Mathias. Em baixo, João Moura Jr. no ano passado no
Campo Pequeno com o cavalo craque da sua quadra, o famoso "Xeque-Mate",
que ontem sofreu uma lesão gravíssima e por cuja vida ainda se teme. O cavaleiro
foi também assistido no Hospital de Santarém e já se encontra em casa. não
tendo sofrido lesões graves para além de um corte nos lábios e uma ferida
na cabeça


Noite trágica a de ontem na Monumental de Coruche, numa corrida em que se homenageava a memória do grande bandarilheiro Manuel Badajoz. Os cavaleiros Ana Batista e João Moura Jr. sofreram aparatosas colhidas e foram transportados ao Hospital de Santarém, já estando ambos em casa. O cavalo "Xeque-Mate", estrela da quadra de Moura, sofreu uma grave lesão. O forcado Luis Fera, do Aposento da Moita, veio para Lisboa de helicóptero com várias lesões e um traumatismo craniano, foi induzido em coma, está estável mas as próximas 48 horas serão decisivas para avaliar a verdadeira dimensão dos ferimentos

A Festa de Toiros é isto mesmo. 24 horas depois da agradável noite de toiros transmitida em directo de Tomar pela RTP, onde felizmente ninguém se aleijou e todos triunfaram, a corrida de ontem à noite na Monumental de Coruche foi aquilo a que se pode chamar uma verdadeira tragédia.
Os cavaleiros Ana Batista e João Moura Júnior sofreram violentas quedas e acabaram no Hospital de Santarém, mas felizmente já se encontram em suas casas e sem lesões de maior gravidade. O cavalo craque da quadra de Moura Jr., o "Xeque-Mate", com ferro de Romão Tenório, sofreu uma grave lesão numa pata traseira e neste momento ainda se teme pela sua vida.
E dois forcados do Grupo do Aposento da Moita também sofreram ferimentos. João Ventura ficou inanimado na arena, mas graças a Deus não sofreu nenhuma lesão grave e já se encontra em casa. Luis Fera, que o dobrava, sofreu um traumatismo craniano e outro faccial, foi prontamente assistido na enfermaria pelo Dr. António Peças e a sua equipa médica, assistido pelo INEM e transportado de helicóptero para o Hospital de São José, em Lisboa, onde foi colocado em coma induzido.
Segundo o cabo Leonardo Mathias, com quem falámos há momentos, "está já a acordar do coma induzido, está estável, mas os médicos dizem que as próximas 48 horas serão decisivas para avaliar as verdadeiras extensões das lesões e decidir se será ou não operado".
Ana Batista foi aparatosamente colhida (fotos de cima) quando lidava o segundo toiro da noite, quando rematava uma sorte e foi transportado ao Hospital de Santarém, de onde teve alta já de madrugada.
Segundo o seu apoderado José Luis Gomes, "graças a Deus foram descartadas quaisquer lesões graves" e a popular toureira sofreu apenas um golpe na cabeça.
"Suspeitava-se de costelas fracturadas e de um traumatismo craniano, mas graças a Deus a Ana apenas abriu a cabeça e não é nada de grave. Já se encontra em casa e na quinta-feira toureia no Campo Pequeno, isso não está minimamente em causa", informa José Luis Gomes.
Quanto a João Moura Júnior, que sangrava abundantemente da boca, levou pontos internos e externos no lábio, tem também um ferimento leva na cabeça, mas o seu estado não inspira cuidados, informa o apoderado Rui Bento. O cavaleiro foi também levado para o Hospital de Santarém, onde acorreu também seu pai, o Maestro João Moura, que se encontrava em Monforte e correu para a capital ribatejana mal foi informado do acidente.
"O João levou pontos na boca, externos e internos, tem um ferimento na cabeça, mas graças a Deus o acidente não teve mais consequências graves. Está muito combalido, sobretudo pela gravíssima lesão sofrida pelo cavalo 'Xeque-Mate', que partiu uma pata, lesão essa que, como se sabe, pode ser irreversível. É o cavalo-craque da quadra e um dos principais que nos últimos anos o ajudou a consolidar a posição em que se encontra", diz-nos Rui Bento.
João Moura Júnior cancelou os compromissos que tinha em Espanha neste mês de Julho e só vai voltar a tourear em Agosto.
Os estragos na corrida de ontem à noite em Coruche foram provocados por toiros da ganadaria São Torcato, de Joaquim Alves de Andrade, divisa de que esta tarde se lidam também seis exemplares na praça de Vila Franca de Xira.
Na corrida nocturna de ontem em Coruche houve ainda a registar uma boa lide de Luis Rouxinol, um triunfo importante de Manuel Ribeiro Telles Bastos também com um toiro complicado e excelentes actuações do matador Nuno Casquinha e do novilheiro Diogo Peseiro, bem como dos Forcados Amadores de Coruche. Os do Aposento da Moita intervieram num único toiro, aquele que provocou lesões nos dois referidos forcados, uma vez que o outro se inutilizou em praça.
O ganadero Joaquim Alves de Andrade foi autorizado pelo director de corrida a dar volta à arena no toiro lidado por Manuel Telles Bastos, mas declinou-a e permaneceu entre tábuas.
A praça registou meia entrada.

Fotos Fernando Clemente/www.parartemplarmandar.com, Emílio de Jesus/Arquivo e Maria Mil-Homens/Arquivo