quinta-feira, 26 de setembro de 2019

João Moura Jr. regressa a Lisboa depois do memorável triunfo em Maio: "Vou disposto a reafirmar esse êxito!"

"Vou amanhã ao Campo Pequeno disposto a reafirmar o triunfo que ali alcancei
em Maio!"


João Moura Jr. regressa amanhã a Lisboa depois do triunfo apoteótico em Maio e de uma temporada que tem sido marcada por sonoros triunfos e uma consagração permanente como número um do pelotão. "O Campo Pequeno pesa sempre mais, mas vou decidido a reafirmar o triunfo anterior e a corrida é de grande competição", afirma

Entrevista de Miguel Alvarenga

- Pronto a reafirmar amanhã em Lisboa o grande triunfo de Maio, quando ali toureaste ao lado de Rouxinol e Pablo Hermoso e onde estreaste a sorte mourina?
- O Campo Pequeno pesa sempre mais, é a primeira praça do país e considerada a grande Catedral do toureio equestre. E a corrida é de grande competição. Com o João Telles e o Francisco Palha, que estão tembém em grande momento. A ganadaria Pinto Barreiros é uma boa ganadaria e a festa dos Forcados de Lisboa penso que vai ser um êxito grande. É um cartel bem rematado e vou fazer tudo para manter e, se puder, melhorar, a imagem que ali deixei na corrida de Maio.

- 40 anos depois, há de novo um Moura a mandar no toureio?
- Quem escreveu isso foi o Miguel! (risos). Mentiria se dissesse que isso não me orgulha, sobretudo dito por si. Mas a última palavra é sempre a do público! Eu, por mim, faço por isso. Não sei se mando ou não mando, mas que quero marcar a minha posição e honrar todo o passado da disnastia Moura, disso não tenho dúvidas. E todos os dias me preparo e trabalho para isso!

- Já conseguiste superar a noite de Coruche?
- Perdi aquele que era o meu melhor cavalo e isso não se ultrapassa tão depressa. Mas psicologicamente acho que consegui recuperar e regressar aos triunfos nas corridas que se seguiram. São azares que só acontecem a quem lá anda dentro, fazem parte da nossa vida. Infelizmente. Mas já consegui superar muita coisa.

- Vamos ter mourinas amanhã no Campo Pequeno?
- Cada toiro tem a sua lide e nem todos se proporcionam para que façamos o que idealizamos, mas concerteza que vou tentar fazer a mourina amanhã no Campo Pequeeno, até porque foi nesta praça que estreei esta sorte em Maio, uma sorte que o meu pai já fizera há muitos anos.

- Conseguiste alcançar todas as tuas metas, sentes-te artisticamente realizado?
- Todos os dias procuro aperfeiçoar a própria perfeição! Nunca me sinto realizado e quero sempre mais. Nos primeiros dez anos de alternativa sento que consegui alcançar muitos dos meus objectivos. Incentiva, mas não é fácil, o facto de ser filho de um toureiro como o meu pai, de início as pessoas faziam sempre comparações. Mas penso que consegui por fim marcar a minha posição.

- E amanhã, como vai ser?
- Vai ser, como em todas, uma noite de competição. Desejo sorte para todos e espero que o público vá ao Campo Pequeno porque considero que é uma das melhores corridas da temporada!

Fotos M. Alvarenga